O Detran-DF estuda reduzir a velocidade máxima permitida em algumas vias da Capital Federal, revela reportagem do portal R7 Notícias. O objetivo é proteger principalmente a vida de pedestres e ciclistas. De janeiro a março de 2022, o Detran registrou 222.843 autuações por excesso de velocidade nas vias. No mesmo período deste ano, foram 463.332 autuações.
Estudos mostram que mais de 90% dos acidentes de trânsito no país ocorrem por fatores humanos, sendo o excesso de velocidade é um deles.
O compromisso de reduzir a velocidade em algumas vias do DF é resultado de uma reunião do órgão com a Rede Urbanidade, criada pela Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística.
Segiundo o diretor de engenharia do Detran-DF, Glauber Peixoto, trata-se de "uma análise ainda - o que não quer dizer que as velocidades já serão reduzidas -, feita para trazer mais segurança para a população do Distrito Federal", afirmou.
Embora as análises não estejam concluídas, o Detran informou que as vias com mais sinistros de trânsito no DF são: Taguatinga, Ceilândia e as Asas Sul e Norte, precisamente os locais que serão contemplados primeiro com os resultados destes estudos.
Leia também:
Deputado do DF propõe uma política de mobilidade a pé
Brasília faz 63 anos e pede socorro na área da mobilidade urbana
Semáforo pifa, e pedestres se arriscam no Eixão de Brasília
"Todo dia vejo cenas de quase atropelamento"
Travessias desumanas e alto risco nas pistas