Ônibus elétricos articulados, os chamados VLPs (Veículos Leves sobre Pneus), desde agosto do ano passado vêm operando na cidade paulista de São José dos Campos. Agora, o município do Vale do Paraíba começa a ampliar o modelo, e os VLPs passam a circular em novas rotas de grande fluxo de passageiros do transporte público a partir desta terça-feira (25), em horários do pico da manhã.
Os trajetos da Linha Verde receberão viagens extras nas linhas 128 (Urbanova via Colinas ao Terminal central); 331 (Campo dos Alemães ao Jardim Aquarius); 204A (Novo Horizonte à Região Central) e na linha 341-B (ECO do bairro Campos de São José/ Av. Francisco José Longo), sempre acompanhados por agentes de bordo.
O itinerário do VLP pela manhã será realizado de segunda a sexta-feira, em uma única viagem, até que novos ônibus solicitados pela Secretaria de Mobilidade Urbana cheguem para reforçar a atual frota de coletivos. Os testes de itinerários e horários (entre 6h e 7h) tiveram início na semana passada nas regiões leste, sul e oeste da cidade.
Modelo
Com 22m de comprimento, os VLPs têm capacidade para 168 passageiros, com espaços para cadeirantes. As poltronas têm apoio de cabeça estofado e conectividade (entradas USB), além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes.
Os veículos também possuem sistema de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. São José conta no momento com 12 VLPs articulados, 100% elétricos.
Leia também:
São José dos Campos (SP) começa a operar os VLPs da Linha Verde
VLPs de S. José dos Campos começam a circular
Um ônibus elétrico BYD começa a ser testado em Curitiba
Entrevista: como será o VLP de São José dos Campos (SP)