Na tarde desta segunda-feira (24) acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo* uma audiência pública que vai debater a privatização de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Quem convoca a reunião, marcada para as 14h, é o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo, em conjunto com os deputados petistas Maurici, Simão Pedro e Luiz Claudio Marcolino.
A decisão de realizar essa audiência veio após o governo do estado ter publicado um edital no dia 31 de março para dar início ao processo de concessão da linha 7-Rubi de trens da CPTM (que compreende o trecho entre as estações Jundiaí e Rio Grande da Serra).
E o motivo é a preocupação com o processo de privatização de mais uma linha, tendo em vista os inímeros problemas ocorridos desde que a concessionária ViaMobilidade assumiu a gestão das linhas 8 e 9 em janeiro deste ano (foram 157 falhas, até o fim de dezembro).
Segundo o sindicato, outro dado a se considerar é que o governo do estado também já teria contratado, pelo valor de R$ 71 milhões, e sem licitação, uma empresa para fazer os estudos de formatação da privatização de outras linhas (10, 11, 12 e 13 da CPTM).
Clique aqui para ver detalhes do edital do governo (Decreto nº 67.593) para a Linha 7-Rubi.
*Assembleia Legislativa de São Paulo fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, zona sul da capital paulista.
Leia também:
Linhas privatizadas em SP registram o triplo de falhas da CPTM em 2023
ViaMobilidade propõe investir R$ 87 mi em melhorias nas linhas de SP
Apesar das falhas em trens, Tarcísio diz que MP não governará por ele
MP faz vistoria nas linhas 8 e 9 de trens da ViaMobilidade
MP pedirá ao governo de SP que cancele contrato com ViaMobilidade