Brasília faz 63 anos e pede socorro na área da mobilidade urbana

Em carta ao governo do DF, organizações sociais sugerem melhorias no transporte público e na circulação de ciclistas e pedestres. E também, menos carros nas ruas

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de abril de 2023

Trânsito na Esplanada dos MInistérios, em Brasília

Trânsito na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

créditos: Agência Brasil


Nesta sexta-feira, 21 de abril, a cidade de Brasília completa 63 anos. Ela foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, a partir de um projeto urbanístico de Lucio Costa e dos desenhos de edificações preparados por Oscar Niemeyer.


Seria uma cidade para 500 ou 600 mil habitantes, com talvez 100 mil automóveis, mas como muitas no Brasil, cresceu além do previsto. Hoje a capital abriga mais de três milhões de pessoas e quase dois milhões de veículos motorizados que geram enormes congestionamentos, roubam espaços dos parques públicos, e das pessoas.


Pensando no passado imaginado e no futuro desejável, alguns cidadãos brasilienses redigiram uma carta endereçada ao governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal. Ela resume os problemas da mobilidade, aponta os erros cometidos com o avanço e o alargamento das grandes avenidas e denuncia o desleixo das autoridades com os pedestres, ciclistas e pessoas que usam o transporte público.

 

Assinam a carta:

+ Andar a Pé 

+ Associação dos Moradores das Quadras 700 Sul (AMO700Sul) 

+ Brasília para Pessoas 

+ Bike Anjo - DF 

+ Ciclovia Ativa 

+ Mobilize Brasil 

+ Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT) 

+ Rodas da Paz 

+ União de Ciclistas do Brasil (UCB) 

 

Leia a carta ao governador Ibaneis Rocha:


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Carta ao governador
Em documento, organizações da sociedade civil pedem melhorias no transporte público e nas condições de circulação para pedestres e ciclistas

Comentários

Aldo Paviani - 22 de Abril de 2023 às 04:04 Positivo 1 Negativo 0

A mobilidade urbana só apresentará melhorias quando tivermos um trem metropolitano ligando todos os núcleos urbanos do DF e periferia de 12 municípios externos da Área Metropolitana de Brasília (AMB). Ou prevalecerá a cultura do automóvel.

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