A primeira linha de metrô do Equador, construída na capital Quito, entrou em operação experimental em janeiro deste ano. E, desde segunda-feira (17), já permite aos cidadãos viajarem em período estendido, de segunda a sexta-feira, em dois horários: das 7h às 10h e das 16h às 19h.
A entrada gradativa em funcionamento, conforme justifica a Empresa Metropolitana Metro de Quito (EPMMQ), é para que os usuários possam se familiarizar e interagir com o modelo de embarque e desembarque do transporte, acessível apenas com o uso de QR code, gerados a partir da conta Metro Q, na página do serviço.
Área de embarque do Metrô de Quito, com acesso por meio de tecnologia QR code. Foto: Divulgação EPMMQ
Desde sua abertura em 23 de janeiro de 2023, dezenas de milhares de pessoas já viajaram nos trens do Metrô de Quito, ressalta a empresa estatal. Foram transportadas cerca de 70 mil pessoas, em 200 viagens, totalizando 4.500 km de trilhos percorridos. A partir de agora, serão disponibilizadas 16 viagens diárias em um novo horário matutino e vespertino para que os cidadãos possam vivenciar a experiência do metrô.
As próximas etapas do processo incluem, entre outras medidas, a implementação de métodos de cobrança multimodais que serão realizados inicialmente nas bilheterias por meio de pagamento em dinheiro e máquinas de venda automática.
Mais informações no site: https://metrodequito.gob.ec/
Leia também:
Metrô de Quito escolhe a empresa que fará a operação do sistema
Santo Domingo testa nova linha de teleféricos urbanos
Metrô de Quito está pronto para funcionar, mas não tem quem o conduza
Como serão os trens do metrô de Bogotá
Quito abre espaço para pedestres e ciclistas, em meio à pandemia