A cidade de Cascavel, no Oeste Paranaense, prepara-se para operar ônibus elétricos alimentados com energia solar fotovoltaica. A iniciativa foi viabilizada com os incentivos do governo estadual e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Acordo nesse sentido foi assinado em fevereiro passado para a aquisição de 15 ônibus elétricos, sendo 13 do modelo convencional e dois articulados. O projeto foi financiado no valor aproximado de R$ 66 milhões, além de mais R$ 25 milhões para a construção da usina fotovoltaica, que será instalada no aterro sanitário do município.
Ônibus da Higer Bus
Hoje (18) a fabricante chinesa de ônibus elétricos Higer Bus anunciou ter sido a vencedora da licitação para o fornecimento dos 15 veículos à cidade paranaense. Os ônibus são do modelo Azure, com 12,8 m de comprimento e dotados de duas portas do lado direito e três do esquerdo. Os dois ônibus articulados têm 18 m de comprimento e capacidade de 154 passageiros. Conforme a fabricante, a autonomia chega a 270 km por carga de quatro horas, graças ao sistema de freio regenerativo, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria.
Os veículos têm piso baixo em toda a extensão, rampa para cadeira de rodas e suspensão que permite o “ajoelhamento” do veiculo para facilitar os embarques e desembarques. São dotados de ar-condicionado, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV.
A Higer Bus mantém uma linha de montagem exclusiva em sua unidade de Jiangsu para a fabricação de ônibus elétricos nos padrões brasileiros. Mas, conforme o anúncio de hoje, a previsão é que a partir de 2024 se inicie a produção dos ônibus já no Brasil, na futura fábrica da TEVX Higer em Pecém, no Ceará.
Retorno para a Prefeitura
A presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), Simoni Soares, destaca que esse é apenas o início do processo de transição para a eletromobilidade na cidade de Cascavel. A previsão inicial é de que o município economize R$ 260 milhões em combustível nos próximos 25 anos, ou mais de dez vezes o valor do investimento. Com isso, a Prefeitura tem a expectativa de uma gradativa redução do custo operacional do sistema e o barateamento da tarifa do transporte coletivo.
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