Após onda de acidentes em SP, motoristas de ônibus recebem treinamento

Reciclagem envolve cuidados no trânsito e atenção no atendimento aos passageiros especiais. Curso surge depois de várias mortes provocadas por ônibus urbanos

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Fonte: Mobilize Brasil/SPTrans  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de abril de 2023

Ônibus em São Paulo

Ônibus urbano em São Paulo

créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil


Após uma série de atropelamentos de pedestres e ciclistas envolvendo ônibus
, os motoristas que atuam no transporte público de São Paulo devem começar hoje (17) a receber cursos de reciclagem profissional. Segundo a SPTrans,os cerca de 30 mil motoristas deverão ser treinados com especial atenção na direção segura e na prevenção de sinistros de trânsito.

 

Os cursos - obrigatórios, segundo a SPTrans -, serão baseados no novo Programa de Reciclagem e Prevenção de Sinistros preparado por uma equipe técnica especializada no assunto do corpo técnico da SPTrans, e com carga horária de 24 horas, dividida em três módulos.

 

O primeiro módulo terá duas horas de treinamento teórico com conteúdo como valorização da vida e o papel do motorista de ônibus na sociedade e seis horas de treinamento prático de prevenção de sinistros, direção segura e respeito às leis de trânsito. As turmas devem receber este treinamento até o dia 30 de junho.

 

A fase seguinte, com oito horas de conteúdo, irá apresentar casos reais e ações tomadas com o intuito de prevenir novas ocorrências, além da relação específica com idosos, ciclistas, pessoas com deficiência e pedestres. Este módulo deve ser ministrado entre julho e setembro.

 

As últimas oito horas de reciclagem contemplam o conteúdo do contrato de concessão, no seu anexo específico sobre procedimentos de qualificação dos motoristas e como ele deve atuar na prevenção de sinistros, no respeito a passageiros, nos níveis de qualidade e segurança exigidos pela SPTrans a todos os operadores do sistema. O prazo para conclusão é dia 31 de dezembro deste ano. Este é o único módulo em que serão permitidas aulas por meios eletrônicos (EaD).


Reforço à segurança
A SPTrans reforçou a necessidade de as concessionárias enviarem documentos relacionados aos sinistros que acontecerem, como boletim de ocorrências da polícia civil ou militar, relatório do sinistro produzido pela equipe operacional da concessionária e/ou outras evidências em imagens quando disponíveis. Este material é utilizado pela equipe do Programa de Redução de Acidentes de Transporte da SPTrans na análise das ocorrências e determinação das medidas necessárias. Em março passado, após vários vídeos mostrarem ônibus urbanos circulando com as portas abertas, a SPTrans já havia determinada a proibição de acesso aos equipamentos de bloqueio de porta nos ônibus.

 

Frota reduzida
Na sexta-feira (14) representantes do sindicato dos motoristas entregaram documento à direção da SPTrans solicitando o aumento da frota em circulação. Conforme os motoristas, o número de ônibus continua menor do que o efetivo que operava antes da pandemia de Covid 19. Essa redução de veículos exigiu a mudança nos horários de circulação, obrigando a que os motoristas façam viagens em menor tempo. O aperto nos tempos, conforme o sindicato, gera mais estresse a motoristas e passageiros e pode estar na origem dos sinistros de trânsito.

 

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