Você conhece o projeto Pedala Queimados?

Vídeo do programa Ideias para Mudar o Mundo apresenta a trajetória de Carlos Oliveira, criador do projeto que estimula o uso da bicicleta em Queimados (RJ)

Notícias
 

Fonte: Canal Off/Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de abril de 2023

Frame do programa sobre o Pedala Queimados no cana

Frame do programa sobre o Pedala Queimados no canal Off

créditos: Ideias para Mudar o Mundo/Casa Blanca Films

Carlos Oliveira é um gestor ambiental. Em 2019, ele criou o projeto Pedala Queimados, que estimula o uso de bikes na comunidade onde ele vive. O município de Queimados integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e fica a 50 km do centro do Rio. A ideia, lembra Carlos, era usar a bicicleta como instrumento de educação, formação profissional e integração social entre os moradores.


A partir do Pedala Queimados, Carlos desenvolveu oficinas para a construção de bicicletas com peças de bambu, criou atividades para as crianças e jovens da localidade, iniciou uma campanha para a reciclagem de bikes abandonadas em condomínios e também participou de vários eventos no Brasil. Em 2019 foi convidado para participar do festival Velocity, em Dublin, Irlanda.


Veja o vídeo:
No programa, Carlos fala sobre o projeto, suas origens, atividades e sonhos. O vídeo foi produzido pela Costa Blanca Films e foi difundido no programa "Ideias para Mudar o Mundo", do Canal Off.


 

" Sempre tive como objetivo, levar o nome da cidade em que cresci e me formei para além das páginas policiais e negativas. E não tem preço mostrar que nesta cidade que há cinco anos estava como a mais violentada do país, existem pessoas que lutam para mudar essa realidade, principalmente tendo em vista que para muitos é lucrativo e confortável a permanência das condições atuais", comentou Carlos depois de ver sua história na tevê.

 

Leia também:
Apoie a campanha do Pedala Queimados
Pequenas histórias do Velo-City 2019
Campanha recolhe bikes paradas em condomínios na cidade do Rio
Tembici recebe R$ 160 milhões em financiamento do BNDES

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário