A constatação é o principal resultado da pesquisa Sistema de Percepção Social (SIPS) Mobilidade Urbana, realizada pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em segunda edição, com dados de 2011, e divulgada hoje (19) pela entidade.
Na prática, 41% dos entrevistados que vivem nas grandes cidades consideram ruim ou muito ruim o transporte coletivo de suas localidades. O estudo ouviu 3.781 pessoas, de 212 municípios, e evidenciou percepções diferentes sobre mobilidade urbana, em situações específicas como: o tamanho populacional, frota por região e faixa salarial.
Segundo o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Ernesto Galindo, "esta realidade não tem sofrido grandes alterações nos últimos anos, com a população em geral tendendo a avaliar o transporte público de forma negativa". O especialista reconhece aí um problema, que no entanto poderá sofrer mudanças a partir da implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que estabelece diretrizes aos municípios para criarem planos de mobilidade com ênfase no transporte não motorizado.