Ofício à Prefeitura do Rio pede a redução da velocidade no trânsito

Comissão de Segurança no Ciclismo entregou hoje (21) ao prefeito e órgãos de trânsito do RJ documento pedindo estudos para redução dos limites de velocidade nas vias

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Fonte: Mobilize/ CSC-RJ  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de março de 2023

Trânsito intenso e alta velocidade na orla de Copa

Trânsito intenso e alta velocidade na orla de Copacabana

créditos: Alexandre Macieira/RCVB

Nesta terça-feira (21), Prefeitura e autoridades de trânsito da cidade do Rio de Janeiro receberam um ofício com solicitação ao poder público de um estudo de viabilidade técnica para que seja possível a redução das velocidades máximas nas vias da capital fluminense, em especial nas avenidas ao longo da orla, onde hoje o limite é 70 km/h. 

 

O documento foi protocolado pela Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSC-RJ), entidade da sociedade civil criada em 2013 por iniciativa das federações estaduais de Ciclismo e de Triathlon. E a reivindicação é dirigida ao prefeito Eduardo Paes (PSD), ao presidente da CET Joaquim Dinis e à  secretaria Municipal de Transportes, Maína Celidonio. 

 

Para saber mais detalhes, e ter acesso ao ofício na íntegra, clique neste link.

 

#desaceleraRio

Nas redes, a entrega do ofício é avaliada como "o pontapé inicial no processo de redução das velocidades em vias públicas da cidade do Rio de Janeiro". Para aumentar sua visibilidade, a equipe da CSC-RJ sugere que todos que apoiam a iniciativa espalhem a hastag #desaceleraRio

 

Em muitas vias de ligação na cidade do Rio, caso da Avenida Brasil e da Avenida Salvador Allende, as velocidades permitidas estão acima do recomendado por órgãos internacionais e por estudiosos do tema, revela o documento da CSC-RJ. O texto diz ainda: "O limite de velocidade na Avenida Atlântica, Avenida Vieira Souto e Avenida Delfin Moreira ao longo da orla dos bairros Copacabana, Ipanema e Leblon atualmente é de 70 km/h". Nesse caso, os ativistas pedem máxima de 40 km/h para "apaziguar" o trânsito e preservar vidas.   

 

Estudos sobre o risco maior de fatalidades em ambientes com alta velocidade tem respaldo na recomendação da Organização Mundial da Saúde, que define: para áreas urbanas, a velocidade máxima deve ser 50 km/h e, em áreas com grande circulação de pedestres, ciclistas e turistas, 30 km/h, ou menos.

 

Rua de baixa velocidade (Zona 30) implantada no Rio em 2019. Foto: Divulgação CET-Rio

 

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