Escavado no interior da montanha Lovstakken, e com 2,9 km de comprimento, o túnel Fyllingsdalen é exclusivo para pedestres e ciclistas. Os noruegueses vem anunciando a novidade como sendo o "túnel mais longo do mundo", embora haja controvérsias*.
A incrível passagem localizada na cidade de Bergen será inaugurada no próximo dia 15 de abril com uma programação variada de atividades, como corrida de triciclos e corrida de bicicleta para crianças entre outras, que acontecerão ao longo do dia em todo o seu traçado.
Segundo os construtores, para se percorrer todo o percurso de bicicleta a pessoa vai levar apenas uns 10 minutos; já para os que optarem por caminhar, o percurso dura entre 30 e 45 minutos, feitos com tranquilidade.
Concebido para atender à mobilidade ativa, o túnel corta a montanha Lovstakken e liga as áreas residenciais de Fyllingsdalen e Mindemyren da cidade norueguesa.
Ao final da escavação, quem desejar continuar pedalando até ao centro de Bergen terá de passar ainda por outro novo túnel, o de Kronstad, que desemboca em Mollendal, seguindo rotas de bicicleta já existentes na região.
Tanto o projeto do túnel quanto o das ciclovias são financiados pelo Miljoloftet (em tradução livre, "Iniciativa Ambiental"), acordo de cooperação reunindo os três níveis de governo na Noruega (municipal, estadual e nacional).
Pedalar e caminhar
Segundo os autores do projeto, o objetivo da obra é estimular a população a usar mais a bicicleta, ou andar a pé, em vez de dirigir um carro, de modo a conseguir reduzir o tráfego nas cidades e as emissões de carbono prejudiciais à saúde.
A distância total da rota – de Fyllingsdalen a Festplassen, no centro da cidade – é de 7,8 km, que podem ser feitos de bike em cerca de 25 minutos. Atualmente, sem o túnel, a pedalada entre esses dois pontos leva mais de 40 minutos.
Clique na imagem acima veja fotos do Túnel Fyllingsdal, na Noruega.
*O túnel de Bergen talvez não seja exatamente o mais longo do mundo, porque já há nos Estados Unidos o túnel Snoqualmie, perto de Seattle, com 3,6 km de comprimento. Porém, o que os noruegueses consideram é que o túnel americano é, originalmente, uma velha estrutura ferroviária abandonada que foi reaproveitada pelos ciclistas como uma rota de aventuras. Quer dizer, não foi projetado e construído para essa finalidade de mobilidade ativa, como é o caso do Fyllingsdal.
Leia também:
Israel inaugura seu primeiro túnel para bicicletas
Cave seu túnel louco, Elon Musk!
Do rio Paraná para a Cordilheira dos Andes. "De bike"
"Andoativismo", uma palavra, uma proposta