CET/SP passa a monitorar trânsito em todas as vias da capital paulista

Parceria com o app Waze permitirá a medição do trânsito em todos os 20 mil km de vias da cidade. E talvez, liberar os ônibus dos congestionamentos...

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Fonte: Plamurb  |  Autor: Thiago Silva/Plamurb  |  Postado em: 08 de março de 2023

Novo mapa, em breve no site da CET/SP

Novo mapa, em breve no site da CET/SP

créditos: Reprodução Waze


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP), em parceria com o aplicativo Waze, passou a medir a condição do trânsito de todos os 20 mil km de vias da cidade de São Paulo. Até então, a CET só monitorava, de fato, cerca de 860 km, a partir de um recorte das principais vias da cidade, o que correspondia a menos de 5% do total de ruas e avenidas do município. A partir de agora os dados serão apresentados em números absolutos, dando mais transparência e fidelidade no monitoramento, permitindo que todas as pessoas tenham uma noção real da situação do trânsito na cidade.

 

De acordo com nota da empresa, hoje a CET trabalha com a divulgação de dois indicadores de trânsito. O primeiro, chamado Monitrans, é feito desde a década de 80 mediante a observação das rotas operacionais, dos postos avançados de campo, viaturas, agentes e câmeras de monitoramento. Já o segundo, conhecido como Lentidão CET-Waze, foi adotado pela CET em meados de 2020, quando a empresa passou a utilizar o acesso ao banco de dados do aplicativo de mobilidade, graças à parceria estabelecida em 2016.

 

Por esta razão, os índices apresentados até a semana passada não poderão ser comparados com os números de lentidão que passaram a ser divulgados pelos canais oficiais da CET desde a última sexta-feira, 3 de março.

 

Parceria desde 2016
Ainda em nota, a CET informa que a parceria entre as duas empresas foi firmada, de fato, em julho de 2016, por meio de um Termo de Cooperação Técnica para Licença Cruzada de Conteúdo, por meio do programa Waze for Cities. Com a parceria, o Waze passou a monitorar todas as ruas da cidade e fornecer à CET acesso da Companhia ao portal Traffic View e ao banco de dados gerado a partir da utilização dos usuários. Em contrapartida, a CET fornece ao aplicativo as informações sobre eventos e bloqueios programados e significativos em tempo real.

 

Em 2020, com a pandemia e a queda dos congestionamentos, por algum tempo o indicador Monitrans registrou zero km de congestionamento. Nesse período, a CET passou a trabalhar com os dados do Waze, aplicando alguns filtros. Um dos filtros aplicados refere-se aos mesmos 868 km monitorados pela CET, para compor o indicador de lentidão Monitrans.

 

A ferramenta CET-Waze mostrou-se três vezes mais sensível que o índice Monitrans em razão da tecnologia do aplicativo e das informações captadas diretamente pelos usuários, possibilitando a detecção de trechos com lentidão mesmo em ruas menos movimentadas. Por exemplo, às 8h30 da manhã desta quarta-feira (8), a cidade tinha mais de 600 km de vias congestionadas.

 
Ferramenta CET Waze: 607 km de congestionamentos às 8h30 desta quarta (8) Imagem Reprodução


Transporte e mobilidade
Agora, com o monitoramento de todos os 20 mil km, a CET, em conjunto com a São Paulo Transporte (SPTrans), poderá providenciar ações para melhorar a fluidez dos ônibus que operam no sistema municipal, já que todos os veículos possuem GPS. Como o transporte público deve ter (ou deveria ter) prioridade, é o momento oportuno para a tomada de decisão de forma instantânea, evitando que esses veículos fiquem presos em gargalos.

 

Talvez pensar na desobstrução, liberando o espaço para os coletivos, algo próximo de uma ideia da gestão de Fernando Haddad (PT) denominada de “Resgate ao Ônibus”, que chegamos a explicar em outro artigo.

 

Sendo assim, esperamos que essa medição total não seja apenas de caráter informativo e sim propositivo, visando à priorização ao transporte público. Vale ressaltar que atualmente a rede de ônibus está presente em cerca de 5 mil km de vias, ou seja, 1/4 do total monitorado, o que permite, como dito acima, a elaboração de boas estratégias, praticamente imediatas.


Se a prefeitura busca maior eficiência para o serviço de ônibus, que tenha um grande foco na fluidez dos coletivos, que consideramos um dos aspectos principais para a maior atratividade do transporte coletivo. Afinal, ficar preso no trânsito dentro de um ônibus não é nada agradável e isso faz com que muita gente  deixe de usá-lo. Mais do que isso, além da questão da fluidez, os congestionamentos geram mais ruído e emissões de gases poluentes, com graves consequências para o meio ambiente.

Nota: anunciado na página principal do site da CET/SP, o acesso ao novo mapa ainda está meio escondido na página do Observatório Mobilidade Segura.  


*Texto publicado originalmente no Plamurb
com o título: Parceria entre Waze e CET possibilitará medição do trânsito de todas as vias da cidade


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