A estrutura da Ciclovia da Vida, entre Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, está praticamente concluída, nos dois sentidos. Mas sua inauguração deverá se dar após a conclusão das obras de ampliação das faixas (de trânsito) da Terceira Ponte, previstas para abril.
Apesar de tão próximo o fim das obras, algumas dúvidas ainda cercam os ciclistas, como por exemplo se haverá cobrança de pedágio e o que poderá circular pela nova ciclovia.
O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a passagem terá regras para os ciclistas. Segundo ele, diferente do que ocorre em outras ciclovias na Grande Vitória, a Ciclovia da Vida será de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter.
E Damasceno justifica, ao dizer: "a estrutura foi preparada para esse tipo de equipamento [bicicleta], apenas”. Outro ponto esclarecido pelo secretário: "A ciclovia será 100% gratuita, não haverá cobrança de pedágio". Ele conta que inclusive haverá na ciclovia um serviço de assistência aos ciclistas, também oferecido de forma gratuita, garantiu o secretário.
Mirante
A “cereja do bolo” da obra são, de acordo com o governo, dois mirantes que serão instalados para que os ciclistas, com tranquilidade, possam fotografar e admirar a paisagem.
“Não tem um tempo estabelecido. O mirante tem seis metros de largura por 12 de comprimento. Os ciclistas poderão parar, contemplar, tirar foto e seguir sua viagem. E já adianto que vale a pena a visita. São duas vistas lindas e completamente diferente uma da outra. Uma é para a baía de Vitória e a outra para o mar aberto”, pontua o secretário.
O anteprojeto da ciclovia propõe uma estrutura metálica anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio (daí o nome Ciclovia da Vida).
Gov. Renato Casagrande (PSB) visitou no dia 1º as obras da Terceira Ponte e da Ciclovia da Vida. Foto: Semobi
Leia também:
Vitória (ES) anuncia projeto de ciclovia, praça e calçadas na Av. BeiraMar
Vitória (ES) persegue a via da mobilidade sustentável
Espírito Santo teve 15 mortes de ciclistas em apenas três meses
Ciclovia da Terceira Ponte e outras histórias do cicloativismo no ES
Apresentação do projeto de ciclovia na Terceira Ponte de Vitória (ES)