Conhecida por ser a terra natal de Pelé, a cidade de Três Corações (MG) está procurando envolver toda a comunidade na preparação de seu plano de mobilidade urbana. Os trabalhos foram iniciados pela Prefeitura em agosto de 2022, com apoio da urbanista Marília Hildebrand, da consultoria da Polo Planejamento, e também colaboradora do Mobilize Brasil.
Os planos de mobilidade urbana são exigidos pela lei 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade urbana) a todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. O prazo - depois de dois adiamentos - termina em abril de 2023. Três Corações já tem uma população próxima a 80 mil habitantes, além de ser o centro econômico de uma série de municípios do sul mineiro.
No dia 16 de março será realizada a 2ª audiência pública para colher visões e desejos da população local em relação a aspectos como transporte ativo (pedestres e ciclistas), acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, segurança viária, transporte coletivo, transporte de cargas e transporte por veículos particulares.
As discussões serão realizadas na Câmara Municipal e abertas à participação de moradores e pessoas interessadas no tema. Após a redação final o plano terá que ser aprovado na Câmara para sua oficialização.
Audiência Pública
Plano de Mobilidade Urbana de Três Corações
Dia 16 de março
Horário: 19h30
Local: Câmara Municipal de Três Corações
Av. Quinto Centenário do Brasil, 1010
Veja o edital de convocação:
Acesse os documentos do Plano de Mobilidade
Leia também:
Prefeitura de SP propõe tarifa zero, mas falta a audiência pública
Ciclovia em Alagoas acompanha trilhos de uma antiga ferrovia
Ação pede que aumento da tarifa de transporte seja suspenso em Curitiba
Saiba quais cidades concluíram seus planos de mobilidade urbana
Obrigatórios por lei, planos de mobilidade avançam lentamente