Na noite da última quinta-feira (16), a população de Arapiraca - a capital do Agreste Alagoano - comemorou a inauguração do primeiro trecho da Ciclovia do Trabalhador, projeto desenvolvido pela Prefeitura para transformar a área de uma antiga linha férrea abandonada em novo espaço de lazer e de mobilidade urbana.
A primeira etapa da obra, que inclui uma faixa ciclística de 400 metros,compreende melhorias como paisagismo, bicicletário e postes com iluminação LED. Os trilhos foram mantidos no local, e para contar a história da implantação da rede ferroviária de Arapiraca, placas de metal informativas foram fixadas no piso ao longo da ciclovia.
Ciclovia do Trabalhador, inaugurada na noite de quinta (16) da semana passada. Foto: Fábio Ferreira/Zé Neto
As obras da ciclovia, sob supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, prosseguem, informam as autoridades.
Depois de inteiramente concluída, a Ciclovia do Trabalhador terá 8 km de extensão, com início próximo ao viaduto da Rodovia AL-220 até a Rodovia AL-110. Diversos bairros da cidades serão interligados pela ciclovia: Santa Edwiges, Capiatã, Baixa Grande, Eldorado, Primavera, Cacimbas e João Paulo II.
História
Construída em 1949, a linha férrea teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Arapiraca. Por meio dela, o transporte de cargas levava o seu principal produto - o fumo - para a Bahia e, depois, ao Sul e Sudeste do Brasil.
Com a desativação da linha, desde 1980 para trens de passageiros, e 1999 para transporte de cargas, o que restou foram os trilhos sucateados e uma estação subutilizada, servindo até como depósito de lixo. Em 2012, o então prefeito Luciano Barbosa iniciou negociações com o governo de Alagoas para transformar os trilhos em um sistema de transporte público com os VLTs diesel fabricados pela empresa cearense Bom Sinal, mas as negociações não avançaram.
Prefeitura diz que obra é uma construção coletiva da prefeitura com os moradores. Foto: Giovanni Luiz/SeteSegundos
Mobilidade urbana
A importância da obra foi destacada durante a cerimônia de entrega do primeiro trecho, na quinta-feira, pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB): "Esta obra não é só ciclovia. É uma obra de mobilidade e urbanização em toda a extensão da linha férrea. Foi feita como instrumento de mobilidade, principalmente para o trabalhador e a trabalhadora sair de sua casa e percorrer toda a cidade até o local de trabalho. Uma obra feita com muito amor por toda equipe de engenharia e operários. Uma construção coletiva com os moradores".
Leia também:
Nos EUA, ferrovias são convertidas em trilhas para caminhar e pedalar
Catadores de Alagoas ganham bike de carga e 'aposentam' cavalos
Apesar do VLT, Maceió não avança na mobilidade urbana
Reunião define chegada do VLT em Arapiraca (2012)
Maceió está longe de atender aos seus 200 mil ciclistas, diz ativista