Tesla recolhe 363 mil carros por falha em direção automática

Órgão regulador dos EUA vinha investigando software do piloto automático dos carros, cujas falhas são apontadas como causa de colisões envolvendo 17 feridos e 1 morte

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Fonte: Tecmundo  |  Autor: Júlia Mazuco  |  Postado em: 17 de fevereiro de 2023

Um Tesla avança o sinal e colisão mata motorista,

Um Tesla avança o sinal e choque mata o motorista, em 2019

créditos: Reprodução/ Internet

A Tesla está recolhendo quase 363 mil de seus carros elétricos por falhas em uma versão de seu software completo de direção automática que podem causar acidentes, segundo um documento divulgado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA).

 

O recall abrange veículos dos modelos Model S e Model X fabricados entre 2016 e 2023, além dos Model Ys produzidos a partir de 2020. Ele se aplica a todos os veículos com a versão beta do software de direção automática.

 

As demandas da Tesla já não estão mais superando a produção, por isso, a marca enfrenta um crescimento lento — e o recolhimento dos veículos é mais um desafio para o executivo-chefe, Elon Musk, que disse repetidas vezes que a versão beta do software está quase pronta para lançamento. As ações da montadora caíram 5,7%, queimando US$ 38 bilhões em valor de mercado.

 

Um problema antigo

O software Autopilot da Tesla está sob investigação do órgão regulador dos Estados Unidos desde 2021. O piloto automático foi ativado em 11 casos em que um Tesla entrou em uma cena de acidente, causando um total de 17 feridos e uma morte. O software permite que o carro mude de faixa automaticamente, embora o motorista ainda precise prestar atenção à estrada e ao veículo.

 

A NHTSA diz que o software pode fazer com que o carro “se comporte de forma insegura em cruzamentos”. Os veículos podem passar direto por cruzamentos, não parar em sinais ou dirigir imprudentemente em sinais amarelos, além de acelerar acima dos limites de velocidade.

 

A Tesla discordou da análise do órgão regulador, mas concordou em “administrar um recall voluntário com muita cautela.”

 

Os proprietários dos carros recolhidos devem ser notificados até 15 de abril e a Tesla planeja lançar uma atualização gratuita do software para corrigir o problema. Segundo notificação oficial da empresa, a atualização “melhorará a forma como o FSD beta [o software Full Self-Driving Beta] negocia certas manobras de direção”.

 

No Twitter, Musk disse que a palavra “recall” era “anacrônica” e “totalmente errada”, já que o problema pode ser resolvido por meio de uma atualização no software.

 

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