Prefeitura de SP explica obras paradas em ciclovia

Trechos nas avenidas Tiradentes e Santos Dumont continuam em obras desde julho passado. Ajustes e interferências impediram a finalização das obras

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de fevereiro de 2023

Trecho sem continuidade em área de alta velocidade

Trecho sem continuidade em área de alta velocidade

créditos: Regina Rocha/Mobilize Brasil


Desde sua criação, em 2011, o Mobilize Brasil vem procurando acompanhar a evolução dos serviços  e infraestruturas voltadas ao uso das bicicletas nas cidades, em especial as ciclovias, ciclofaixas, bicicletários e sistemas de bicicletas compartilhadas. Na semana passada, por sugestão de leitora de São Paulo, voltamos a visitar as obras da ciclofaixa no final da av. Santos Dumont, entre o centro e a zona norte da cidade. Os trabalhos arrastam-se há mais de seis meses, conforme registramos em matéria publicada em julho de 2022.


Numa rápida visita, verificamos que a obra continua inacabada: o trecho na Santos Dumont e avenida Tiradentes teve as obras paralisadas; o trecho entre a Ponte das Bandeiras e a praça Campo de Bagatelle foi parcialmente concluído; e o trecho entre a avenida General Ataliba Leonel e a Voluntários da Pátria ainda aguarda obras. Outro aspecto notado  foi a velocidade excessiva do tráfego na rotatória da Campo de Bagatelle, o que já provocou danos na ciclofaixa recém-instalada. 

 


Desnível sem rampa na ciclovia que cruza a rua Paineira do Campo Foto: Mobilize Brasil




Trecho implantado no contorno da praça Campo de Bagatelle: necessidade de acalmar o trânsito Foto: Mobilize Brasil


Encaminhamos imagens e alguns questionamentos à Prefeitura de São Paulo, que respondeu por meio de uma nota e explicou os entraves para a conclusão das obras, prevista para o primeiro semestre de 2023: 

"A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, esclarece que, durante a execução das obras para a implantação da ciclofaixa na praça Campo de Bagatelle, foi constatada a necessidade de realizar reparos em um poço de visitas da Sabesp, já em fase de ajustes, para que dar continuidade à implantação da estrutura no trecho.

Após a conclusão das obras de engenharia será feito reforço na sinalização na região para que os motoristas redobrem a atenção. Vale ressaltar que os técnicos da CET realizam avaliações frequentes para que as alterações propostas garantam a segurança de todos os usuários da via. A implantação da ciclofaixa do eixo da Av Santos Dumont tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2023.

Os projetistas da CET também verificaram a necessidade de pequenas correções na geometria do canteiro central da Av Tiradentes, para garantir a segurança dos ciclistas.  O projeto prevê ainda medidas de acalmamento de tráfego no trecho final da Santos Dumont, com a implantação de “lombofaixa” ou travessia elevada, juntamente com o projeto da ciclovia.

Em relação ao trecho da Av Ataliba Leonel entre a Voluntários da Patria e Av. Cruzeiro do Sul, a CET esclarece que a via possui sentido duplo de direção, duas faixas por sentido com larguras restritas para o tráfego geral. Para este trecho há estudo em curso para a conexão até a Av. Cruzeiro do Sul, com obra de alargamento da calçada, sem comprometer a capacidade viária, para implantação de ciclofaixa compartilhada com pedestres..."


Entre 2020 e 2022 a área passou por algumas obras subterrâneas da Sabesp para a despoluição do rio Tietê. Durante essas intervenções, duas faixas da av. Santos Dumont foram fechadas ao tráfego e o resultado foi a redução de velocidade nesse trecho. Agora a Prefeitura promete incluir uma nova sinalização para forçar o respeito à velocidade máxima, que será de 40 km/h na rotatória.


Conforme a nota, a região da Subprefeitura Santana-Tucuruvi conta atualmente com 8,8 km de estruturas cicloviárias. A gestão municipal persegue a meta de chegar a 1.000 km de ciclovias e ciclofaixas até o final de 2024.


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