Na tarde desta quinta-feira (9), a colisão frontal entre dois trens, no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa, resultou em dezenas de feridos, que foram levados ao Hospital de Trauma da capital paraibana. O caso mais grave foi o de um passageiro que precisou passar por uma cirurgia na região do abômen. O acidente ocorreu no momento em que um dos trens saía da estação e se chocou com o outro, que vinha no sentido Bayeux-João Pessoa.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa ainda não há uma conclusão sobre a causa do acidente - se foi falha técnica ou humana. E a empresa diz que uma comissão de técnicos deverá apresentar um laudo em até 30 dias.
Já na capital potiguar, o problema, também envolvendo a CBTU, ocorreu no período da manhã de ontem, quando uma falha na área de manobra da estação Natal provocou o descarrilamento de uma das composições de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Fora o susto, os passageiros tiveram que passar pelo desconforto de serem desembarcados ali mesmo em meio aos trilhos e terem de caminhar até a estação.
No caso, a composição do VLT vinha de Ceará-Mirim, e se aproximava da última estação da linha, a da Ribeira. De acordo com a CBTU, “um dos seis conjuntos de rodas do VLT saiu dos trilhos, no momento da manobra ferroviária”. Não houve feridos.
Composição do VLT sai dos trilhos, em Natal. Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Em relação ao descarrilamento em Natal, a CBTU fez a declaração acima à imprensa, mas não adiantou quando e se haverá algum relatório técnico que evite problemas futuros. Já no caso de João Pessoa, até porque houve feridos, a empresa divulgou ontem uma nota no site da CBTU em que lamenta a colisão e promete apresentar um laudo em 30 dias.
Leia a seguir a nota da CBTU de João Pessoa:
"A CBTU João Pessoa lamenta profundamente o acidente ocorrido hoje, dia 9 de fevereiro, às 17h15, com os trens VLT 04 e VLT 02, que colidiram frontalmente no cruzamento ferroviário na Ilha do Bispo, em João Pessoa. A CBTU João Pessoa manifesta a sua solidariedade aos familiares dos passageiros acidentados, dando o apoio que o momento requer. Informa, ainda, que mobilizou imediatamente diversos profissionais para o local e reconhece o trabalho realizado no atendimento às vítimas pelo Corpo de Bombeiros, pelo Batalhão de Polícia, pelo Samu, pelos Hospitais estaduais e municipais. A CBTU João Pessoa ressalta que uma Comissão de Técnicos irá apurar as causas do acidente. O laudo será apresentado num prazo de 30 dias. Portanto, são prematuras quaisquer hipóteses sobre o ocorrido."
Leia também:
Governo libera R$ 89,3 mi para ferrovias em Natal, Recife e João Pessoa
MP faz vistoria nas linhas 8 e 9 de trens da ViaMobilidade
Problemas no Transporte Público de Teresina (PI)
Que velocidade atingem os trens de passageiros no Brasil?
Em Natal, carro ainda é o protagonista