"Caminhos para a readequação de velocidades no Brasil"

Publicação traz dados atualizados da segurança viária no país, com o relatório de uma pesquisa realizada pelo Instituto Multiplicidade e União de Ciclistas do Brasil

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Fonte: Mobilize/ Multiplicidade  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2023

Alta velocidade: responsável por colisões e atrope

Alta velocidade: responsável por colisões e atropelamentos

créditos: Reprodução

A publicação “Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito”, de autoria do Instituto Multiplicidade e da União de Ciclistas do Brasil, apresenta os resultados da pesquisa coordenada pela UCB para o projeto Vias Seguras. A obra é gratuita e já está disponível para download nos sites do Instituto e da UCB. 

 

No texto, além de dados do número de mortos e feridos no trânsito do país, há um levantamento da percepção popular sobre sinistros de trânsito e velocidades regulamentadas. A obra também mensura o impacto de boas práticas de redução de velocidade nas cidades brasileiras e da América do Sul. 

 

Vias Seguras

O projeto Vias Seguras, coordenado pela UCB e realizado em 2021, teve apoio da International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies (IFRCS), no âmbito do programa Global Road Safety Partnership. O trabalho consistiu de diversas ações estratégicas que avaliaram a eficácia da readequação das velocidades dos carros nas vias brasileiras e, com base em estudos técnicos, resultou em uma proposta de alteração do artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Isso porque, apesar de estudos mostrando que a alta velocidade é diretamente responsável pelas colisões e gravidade dos atropelamentos no país, atualmente o CTB permite velocidades de até 80 km/h em áreas urbanas. A publicação mostra como esta realidade contribui para a perpetuação de um cenário desolador para o Brasil, onde, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os sinistros de trânsito matam 45 mil pessoas e deixam mais de 300 mil com lesões graves, anualmente.

 

Os dados divulgados na publicação dão subsídios ao objetivo principal do projeto Vias Seguras, que é a readequação das velocidades nas vias urbanas, para melhor convívio de pedestres, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.

 


Clique aqui para fazer o download da publicação.

 

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