Salvador terá metrô e BRT durante a Copa do Mundo de 2014

A divulgação oficial do projeto (ou projetos) selecionado entre as sete propostas apresentadas no mês passado estava marcada para ontem, mas foi transferida para hoje.

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 |  Autor: Priscila Chammas / Correio  |  Postado em: 21 de junho de 2011

Modelo VLT

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créditos: pregopontocom.blogspot.com

Metrô integrado com BRT. Segundo o ministro das Cidades, Mario Negromonte, este foi o modelo de transporte de massa escolhido para ser construído em Salvador até a Copa do Mundo 2014.  A divulgação oficial do projeto (ou projetos) selecionado entre as sete propostas apresentadas no mês passado estava marcada para ontem, mas  foi transferida para hoje por conta de atrasos nas reuniões entre os grupos de trabalho.

O ministro não soube especificar qual (ou quais) dos projetos foi o escolhido, mas, ao CORREIO, adiantou os modais a serem utilizados. “A proposta escolhida inclui metrô na Paralela e BRT (ônibus de trânsito rápido) nas vias alimentadoras”, confirmou Negromonte, referindo-se às avenidas que desembocam na Luiz Viana, como Orlando Gomes e Pinto de Aguiar.

A descrição é muito parecida com a da ATP Engenharia, que prevê 23 quilômetros de metrô, entre Lauro de Freitas e a Rótula do Abacaxi, com corredores para BRT nas avenidas que desaguam na principal. Outros dois projetos incluem metrô: o da Invepar (consórcio que inclui a OAS) e o da Camargo Corrêa. O valor da passagem varia de R$ 2,50 (ATP) a R$ 3,55 (Invepar).  A escolha não será necessariamente por um dos projetos, pode ser também uma combinação entre dois ou mais deles.

Ontem, secretários e representantes das prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas se reuniram no gabinete do governador Jaques Wagner (PT). Após a sanção de Wagner, o processo licitatório para a implantação do sistema terá início em 45 dias. Pelo cronograma da Seplan, as obras começam em janeiro de 2012 e estarão concluídas em dezembro de 2013
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