Conhecida por seus canais e ciclovias, a capital da Holanda, Amsterdã, inaugurou no último dia 26 de janeiro uma incrível garagem exclusiva para bicicletas, nas proximidades da Estação Central de trens da cidade.
A novidade é que a obra foi construída sob as águas do canal que separa as duas partes (Amsterdam-Noord e Amsterdam-Zuid) da cidade. O equipamento tem capacidade para guardar 6.300 bikes pessoais e 700 de uso compartilhado; tudo para facilitar a primeira ou última milha de viagens ferroviárias.
As bikes azuis e amarelas são parte de um programa nacional de compartilhamento integrado ao transporte público. Foto: Thomas Ricker/The Verge
Em fevereiro, além das 7 mil vagas abertas nesta primeira fase do projeto, uma nova ala do estacionamento será inaugurada, com mais 4 mil vagas, totalizando 11 mil vagas.
O projeto do estacionamento "IJboulevard" levou quatro anos para ser construído, e é assinado pelo escritório de arquitetura VenhoevenCS, em colaboração com o Museu de Amsterdã. O investimento dispensado ao projeto é de 60 milhões de euros (R$ 332 milhões, na cotação de 31 de janeiro).
Bicicleta no dia a dia: rotina de 35% da população
A estrutura pode parecer exagerada, mas não para as cidades holandesas que estão, gradativamente, deixando os automóveis pessoais no passado. Dados indicam que aproximadamente 35% dos habitantes de Amsterdã usam bicicletas diariamente.
Estima-se que 200 mil pessoas cheguem à Estação Central de Amsterdã todo dia. Desse total, cerca de metade utiliza trem, balsa, bonde, ônibus e metrô, enquanto o restante vai de bicicleta.
Gratuito nas primeiras 24h
De acordo com o site The Verge, que visitou o local, o estacionamento subaquático é gratuito nas primeiras 24 horas, e depois custa € 1,35 (cerca de R$ 7,48) para cada dia adicional.
Esteira rolante automática dá acesso à garagem subaquática. Ao fundo, vista da Estação Central de Amsterdã. Foto: Thomas Ricker/The Verge
O acesso à garagem é por meio de uma ciclovia no nível da rua, que leva à entrada acima do solo da estrutura subaquática. Uma placa mostra o número de vagas disponíveis e duas esteiras rolantes que descem abaixo da linha d’água levam a pessoa até a entrada do espaço.
Veja um vídeo sobre o projeto e a obra:
Leia também:
Ciclovias e bikes pra todo lado...na Holanda
Se todos pedalassem como os holandeses...
Holanda defendeu a mobilidade ativa na COP 27
Na cidade, 30 km/h. Amsterdã mostra porque...
Na Holanda, uma "ciclovia arco-íris"