A Prefeitura do Recife acaba de inaugurar um novo trecho ciclável, de 3,5 km de extensão, no bairro da Torre (zona oeste). A ciclofaixa Beira Rio é a primeira que servirá para ligar as zonas oeste, norte e central da cidade.
Com a nova infraestrutura em trecho contínuo entre as três zonas, a capital pernambucana atinge 169 km de vias conectadas para ciclistas.
A ciclofaixa da Torre percorre pontos movimentados da cidade, como a Avenida Beira Rio, e permite atingir pontos como o Parque da Jaqueira, através da ciclofaixa da Rua do Futuro. Faz também ligação com a ciclofaixa Maurício de Nassau, passando pela ciclofaixa Amélia e as ruas Marcos André, Pio Nono, Clara Nunes, Conde de Irajá e Professor Estêvão Costa.
O projeto da nova ciclofaixa foi desenvolvido pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), , instituição de referência em mobilidade urbana.
Velocidade reduzida
Além de oferecer mais segurança para quem pedala nas vias dessa área da cidade, outra importante mudança do projeto é que os trechos terão limite de velocidade de 40 km/h ou 30 km/h.
Leia também:
Recife monitora respeito à velocidade em suas vias
Ciclovia lançada ontem (10) no Recife é antiga reivindicação
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito
No Bairro do Recife, cinco vias fecharão para carros aos domingos