"Ciclismo e Lazer" é o novo curso gratuito do Sesc - já disponível na plataforma EAD Sesc Digital -, que traz informações e dicas sobre a bicicleta como possibilidade de lazer, prática esportiva e meio de transporte.
Com conteúdo distribuído em seis videoaulas, o curso foi elaborado pelo cicloativista e idealizador do portal Vá de Bike, Willian Cruz, em parceria com a gerência de desenvolvimento físico e esportivo do Sesc São Paulo.
“Se você tem interesse em utilizar a bicicleta em passeios pela cidade, alinhado a uma prática esportiva, e quer saber mais sobre as possibilidades de viagens, esse curso é um grande aliado”, afirma William Cruz (foto abaixo).
Com linguagem acessível, curiosidades, relatos de experiência e dicas, o curso apresenta, em cerca de 20 minutos de duração, a trajetória histórica da bicicleta; aborda ainda os grupos de ciclistas, as modalidades esportivas do pedal, o cicloturismo e estruturas para a circulação segura, e a bicicleta como opção de mobilidade urbana. Para enriquecer a pesquisa sobre o tema, o curso dispõe de vídeos e materiais complementares: artigos, referências de leituras, filmes e outros conteúdos.
A proposta é que qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, possa começar nessa prática, com a oferta de muitas opções para isso, explicam os organizadores.
Programação
Na primeira videoaula (Breve História da Bicicleta) são abordadas a origem e as transformações que o veículo sofreu ao longo dos séculos.
A segunda aula (Primeiros Passos, Aptidão Física e Segurança Viária) discute, entre outros, os motivos mais comuns envolvidos no medo de pedalar.
Na terceira aula (Grupos de Ciclistas - Uma Realidade Brasileira do Lazer com Bicicleta) é apresentado um panorama de como as pessoas se organizam nas cidades para sair de bike em turma.
A quarta aula (As Modalidades Esportivas do Pedal) discute as diferentes atividades esportivas relacionadas à bicicleta, os equipamentos, o ciclismo de estrada, de pista e as mountain bikes. A intenção é que essas práticas se adaptem à realidade de cada um, sem necessidade de ser um atleta profissional.
A quinta aula (Cicloturismo) reúne informações para que se possa realizar viagens de bicicleta - organização, planejamento, estrutura dos locais, revisão da bike. Apresenta ainda roteiros com boa infraestrutura de serviços e sinalizações, entre eles os mais comuns no Brasil como o Vale Europeu (SC); a estrada velha de Santos (Parque Caminhos do Mar); a Estrada Real (entre MG, RJ e SP); e o trajeto Fortaleza-Jericoacoara.
A mobilidade urbana é o tema da sexta e última aula (Estruturas Cicloviárias e a Atuação da Sociedade Civil). Serão apresentadas pesquisas que comprovam que incorporar a bicicleta como uma opção de locomoção nas cidades transforma positivamente a paisagem e também os hábitos das pessoas. Serão revelados também dados sobre políticas públicas, implantação de ciclovias, bicicletários, paraciclos, empréstimo de bicicletas e interligação com outras formas de transporte urbano.
Pedalada noturna, com parada diante do estádio do Pacaembu, em SP. Foto: Ricardo Ferreira/ Sesc
Serviço
Curso EAD Ciclismo e Lazer
Conteúdo: 6 videoaulas de 20 minutos cada
Disponível a partir de 8/12
Local: Plataforma EAD Sesc Digital
Teaser aqui
Leia também:
Entre tombos e tropeços, a história da invenção da bicicleta
Saiba: Apenas 10 capitais brasileiras têm bicicletas públicas
França caminha para ser uma 'nação de bicicletas'
Se todos pedalassem como os holandeses...
Bogotá quer mais mulheres pedalando