A Prefeitura de Sorocaba (SP) divulgou hoje (13) uma nota com informações sobre o aumento no número de passageiros do sistema de BRT da cidade. A alta, segundo a gestão municipal, está sendo obtida após a adoção de um sistema de tronco-alimentador, com ônibus grandes, circulando em vias exclusivas, o que possibilita ganhos de tempo e um maior número de viagens.
Em 2021, o sistema BRTS transportava 32 mil passageiros por dia. Hoje, essa marca é de 53 mil e, com a futura ativação do Corredor Oeste, a estimativa é que esse número suba para 83 mil, explica o texto divulgado.
O que é o sistema de tronco-alimentador
O modelo troncal conecta pontos de concentração de demanda para facilitar que o passageiro chegue ao seu destino mais rapidamente. “A eficiência do sistema pode ser notada pelas melhorias geradas no dia-a-dia do passageiro. Conseguimos transportar o passageiro da Zona Norte (a mais populosa) até o extremo sul da cidade em até 60 minutos. Antes esse trajeto era feito em 1h30 minutos. Com o BRT conseguimos reduzir em mais de 30% o tempo de deslocamento. Outra facilidade é o uso do aplicativo Cittamobi. Quem utiliza o transporte coletivo pode acompanhar a atualização dos itinerários ainda em casa. Assim, consegue programar o horário que deseja pegar o ônibus”, explica Manoel Ferreira, diretor da BRTS, a operadora do sistema.
Para manter a qualidade dos serviços para a população, a operação conta com um suporte técnico 24h por dia, sem parar, que integra e conecta as informações geradas nos terminais, estações, ônibus, catracas, câmeras, sensores, canais de som e TV até os ônibus. "Uma visão macro de todo circuito gera mais rapidez, previsibilidade e qualidade para o passageiro. O que torna o sistema um atrativo e faz aumentar cada vez mais o número de usuários", explica.
Outro fator que traz o passageiro para o sistema é o acesso a veículos mais confortáveis nos modelos superarticulados e padron com ar condicionado, wi-fi, tomadas USB e uma viagem 100% monitorada por câmeras. A sensação de segurança favorece para que as pessoas busquem o BRT.
Tarifas congeladas
Na semana passada, a Urbes-Trânsito e Transportes, informou que tal como ocorreu em 2022, também não haverá reajuste da tarifa de ônibus para os usuários do transporte público em 2023. Dessa forma, será o quarto ano consecutivo sem alteração no valor da passagem na cidade. Outra novidade é a gratuidade para todas as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), indistintamente, assim como para o seu respectivo acompanhante, ao utilizarem o transporte coletivo.
As novidades foram antecipadas, na sexta-feira (9), pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Dessa forma, não será praticado reajuste de preços para o passe social (R$ 4,40) e também para o Vale Transporte (R$ 5,90) e o Passe Estudante (R$ 2,70). A gestão optou em não repassar aos usuários de ônibus o reajuste previsto de 10,06%, referente a 2021 mais o percentual de 2022, cujo acumulado, de janeiro a novembro, já atinge 5,90%. Os reajustes são apurados a partir de índices inflacionários e de aumento de custos de insumos e outros itens que impactam em uma atualização de preços do setor.
O congelamento da tarifa também é possível, em razão do aumento na demanda transportada ao longo dos últimos dois anos. Houve um salto para 2,4 milhões de passageiros transportados em 2021, número muito superior ao registrado em 2020, que foi de 1,8 milhão. Hoje, já são cerca de 4 milhões em 2022, número ainda maior que em 2019, que foi de 3,7 milhões. Ou seja, a pandemia da Covid-19 fez cair o número de passageiros que, mais recentemente, voltou a crescer acentuadamente, conforme dados divulgados pela Prefeitura de Sorocaba.
Leia também:
Sorocaba apresenta novo sistema de bikes públicas
Aplicativos locais são opção de transporte em cidades menores
Aberta consulta pública sobre o marco legal do transporte
Jilmar Tatto e a proposta de Tarifa Zero em SP