Um novo estudo da Green Alliance confirmou que a falta de infraestrutura adequada é o principal empecilho para empresas de logística substituírem vans a diesel por bicicletas cargueiras elétricas. O estudo destaca alternativas viáveis como a expansão das ciclovias e estacionamentos adequados para incentivar essa mudança.
O relatório ainda calculou que a substituição de apenas 7,5% da frota de vans a diesel da Grã-Bretanha, por bicicletas de carga elétricas, significaria uma redução das emissões de carbono superior às emissões da aviação doméstica britânica.
Nas últimas duas décadas o tráfego de vans dobrou nas estradas do Reino Unido, em grande parte devido às tendências de compras on-line. Isso levou a que, desde a década de 90, houvesse um aumento de 60% nas emissões de carbono.
Subsídios
Atualmente, apenas 1% das 4,6 milhões de vans em circulação são elétricas. O relatório também reforçou a necessidade da criação de subsídios para auxiliar na compra de bicicletas cargueiras, além da promoção do uso por meio de testes e empréstimos para que as empresas sejam convencidas a realizar a troca.
Saiba mais em Cycling Industry News
Para acompanhar notícias do mundo das bikes elétricas, assine o Bicicleta News, da Aliança Bike
Leia também:
Seu carro desperdiça 60% de energia
Correios adotam bikes elétricas cargueiras no litoral de SP
Um triciclo elétrico para entregas. E fabricado no Brasil
Reino Unido lança programa de empréstimo gratuito de bikes elétricas
Brasil desperdiça (muita) energia nos transportes