Desde esta quarta-feira (30), 80 novas bicicletas passam a compor o sistema de bikes compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos, anunciou ainda que mais 80 bikes deverão chegar até o fim de dezembro.
Na ocasião, outros investimentos também foram anunciados ontem pelo prefeito José Sarto (PDT): a troca de 300 selins e a aquisição de 100 dispositivos esticadores de correntes, desenvolvidos pela Serttel, empresa responsável pela manutenção das bikes. Os esticadores servem para evitar que os usuários precisem recolocar a corrente no lugar caso elas afrouxem.
O pacote faz parte do plano de expansão do sistema, que conta também com a compra de 1.000 pneus com material mais resistente, previstos para chegar a Fortaleza no próximo ano.
Com a chegada das novas bicicletas, o sistema passa a disponibilizar mais de 1.200 bikes à população, gratuitamente ou a valores acessíveis, segundo a Prefeitura. A expectativa da gestão é que até fevereiro um total de 300 bicicletas novas sejam introduzidas no Bicicletar.
Para as crianças
Durante o evento, também ocorreu a inauguração da 12ª estação do Mini Bicicletar, modelo exclusivo para as crianças. A nova estação está instalada na Beira-Mar, ao lado do Skate Park, na altura do Clube Náutico.
Atualmente, o Bicicletar conta com 192 estações espalhadas por toda a cidade, além de 12 estações do Mini Bicicletar e 16 estações do Bicicletar Corporativo, voltado para os servidores municipais.
Leia também:
Ciclovias e bikes pra todo lado...na Holanda
Maioria das cidades na Grande Fortaleza não têm faixas para ciclistas
Saiba: Apenas 10 capitais brasileiras têm bicicletas públicas
Acesso de bicicleta é liberado o dia todo no metrô de Fortaleza
Em Fortaleza, crianças ganham mais uma estação de bikes públicas