NY ganha outra "open street". Já em Berlim, uma rua volta aos carros...

Na 5th Avenue (NY), domingos serão fechados ao tráfego durante as férias. Já a capital alemã retrocede e anuncia: a Friedrichstrasse não é mais de pedestres e ciclistas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ DW/ NYC  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de novembro de 2022

Uma das muitas

Uma das várias "open streets" que funcionam em Nova York

créditos: NYC DOT


O fechamento de ruas para carros é uma medida a favor da mobilidade ativa e sustentável que vem sendo adotada com sucesso em várias cidades do mundo. No Brasil, o exemplo partiu da cidade de São Paulo, com a sua Paulista Aberta, iniciada em junho de 2016.

 

Nos Estados Unidos as "open streets" (ruas abertas) já são realidade há alguns anos em várias cidades, com destaque para a metrópole de Nova York.  A mais recente via que receberá o projeto é a Quinta Avenida (Fifth Avenue). Nesta terça-feira (22), o prefeito Eric Adams revelou que, durante todo o mês de dezembro, quando começa a época de férias, a mais famosa via da cidade, e os onze quarteirões ao redor, no bairro de Manhattan, ficarão abertos aos domingos exclusivamente para pedestres. 

 

Campanhas publicitárias do governo já começaram a ser divulgadas com o propósito de incentivar os nova-iorquinos e turistas a fazer suas compras nas pequenas empresas locais de Midtown Manhattan.

 

E as autoridades prometem que na nova "open street", as pessoas vão poder aproveitar uma ampla programação de shows, haverá bebidas e alimentos comercializados nas ruas e, para maior comodidade dos visitantes, um mobiliário urbano será distribuído por todo o espaço.

 

Fora os domingos, os pedestres também ganharão espaço nas vias nos dias de semana: a administração diz que barreiras móveis serão instaladas em uma faixa de tráfego ao longo da Quinta Avenida e arredores.  

 

Por trás dessa iniciativa, embasando a decisão, está o resultado de um estudo divulgado recentemente, realizado pelo Departamento de Trânsito de NY em colaboração com a Bloomberg Associates, que constatou o seguinte: no primeiro ano e meio da pandemia de Covid-19 os negócios do setor hoteleiro nas "ruas abertas" superaram as cifras atingidas nos demais pontos da cidade.

 

Rua Aberta no bairro nova-iorquino de Chinatown. Foto: NYC.gov

 

Já na Alemanha....

A notícia que vai na contramão desse avanço realizado em Nova York foi divulgada ontem (21) pela imprensa da cidade de Berlim. Na capital alemã, a administração municipal informa que deverá reabrir a rua Friedrichstrasse para os carros.

 

Desde 2020, todo um trecho dessa importante via cultural e comercial no centro de Berlim foi exclusivamente reservada para uso de pedestres e ciclistas. Mas, esse "experimento urbano", como ficou conhecido entre os berlinenses, será encerrado em breve, por decisão judicial. 

 

Antes de ser fechado para carros, trecho da Friedrichstrasse tinha tráfego intenso. Foto: Annette Riedl/dpa/picture alliance

 

À época do fechamento, a comissária de trânsito de Berlim, Regine Günther, baniu os carros da avenida, desenhou uma ciclovia no meio e instalou bancos e vasos de plantas ao longo das calçadas. Mas, passado um tempo, uma lojista de vinhos moveu, e ganhou na Justiça, a ação que exige agora que a via volte a ser aberta aos carros. A justificativa alegada é que o fechamento foi ruim para as empresas.

 

Esta não é a regra nas ruas abertas, segundo a opinião de especialistas. Há exemplos bem sucedidos de zonas comerciais sem carros em outras cidades alemãs e europeias – como a zona para pedestres da Spitalerstrasse em Hamburgo ou a via de compras Rue Sainte-Catherine, em Bordeaux, na França. Nos dois casos, as ruas para pedestres estão beneficiando as empresas locais.

 

Saiba mais detalhes sobre o caso de Berlim, na reportagem da Deutsche Welle (DW).


Leia também:
Carta à COP 27 defende mais apoio a pedestres e ciclistas
Projeto para criar o Estatuto do Pedestre está na Câmara
A cidade sem pedestres?
Como os pedestres foram expulsos das ruas
Alemanha pode criar maior área urbana livre de carros do mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário