A empresa estoniana Auve Tech, em parceria com a japonesa Boldly, anunciou o lançamento do MiCa, um micro-ônibus elétrico autônomo que, até 2023, deverá estar sendo produzido segundo os padrões locais exigidos para circular pelas ruas e estradas do Japão.
Para isso, as empresas pretendem instalar sete sensores e dez câmeras no MiCa, para que o veículo sem motorista possa detectar e evitar automaticamente quaisquer obstáculos nas vias, com a máxima segurança.
Dotado desses recursos, o micro-ônibus poderá escanear os arredores e oferecer visibilidade de 360 graus, e reduzir assim o risco de erros, garante a Auve Tech. Além disso, as empresas também planejam instalar o que chamam de “sistemas críticos duplicados” a bordo para reforçar ainda mais o caráter autônomo do MiCa.
MiCa
Com desenho compacto, capaz de fazer curvas em ruas estreitas sem dificuldade, o novo micro-ônibus autônomo tem capacidade para acomodar até oito passageiros. Internamente, conta com assentos dobráveis, o que ajuda a liberar espaço no caso de um ocupante levar objetos e bagagens volumosas, ou mesmo uma bicicleta dobrável.
Concebido especialmente para trafegar no Japão, onde as condições climáticas muitas vezes são adversas, o pequeno veículo está preparado para enfrentar chuvas torrenciais e neve espessa. Além disso, é dotado de um sistema de ar condicionado para climas mais quentes e um sensor automático que aumenta o calor, no caso de dias mais frios.
Veja mais fotos do micro-ônibus MiCa:
Leia também:
Carros autônomos buscam ocupar o lugar do transporte público
Pequim autoriza uso de táxis autônomos sem motorista de segurança
Ônibus autônomos da Mobileye devem rodar nos EUA em 2024
BYD faz parceria com a Nuro para produzir veículos autônomos
Google começa a testar carros autônomos em São Francisco (EUA)