Com o anúncio de uma nova legislação financeira, a Irlanda prevê incentivo fiscal de até 3.000 euros (16.000 reais) para famílias interessadas em adquirir uma bicicleta de carga, que permita substituir a logística de entregas e viagens a trabalho ainda hoje feitas por carros ou vans.
De acordo com o governo do país europeu, o teto do subsídio, oferecido no âmbito do programa Bike to Work, será aumentado para os 3 mil euros a partir de 2023. Antes, esse aporte estava em 1.500 euros para bikes elétricas e 1.250 euros para convencionais.
Entusiasta das bikes, o ministro dos Transportes Eamon Ryan diz estar buscando métodos alternativos para aumentar o uso dessas cargueiras no país. Isso inclui incentivo às empresas de logística para substituírem os veículos a combustão pelas eficientes bicicletas de carga.
Ryan explica que, embora esse tipo de bicicleta tenha se popularizado nos últimos anos, e muitas pessoas já a adotem para levar seus filhos à escola, fazer compras ou trabalhar com entregas, o fator custo ainda é um impeditivo à compra mais ampla desse equipamento. A expectativa do governo é que, com o limite maior no subsídio, mais irlandeses busquem essa forma sustentável de se locomover.
Nas escolas
Além do subsídio, a Autoridade Nacional de Transportes pretende lançar ainda uma “biblioteca itinerante" de bicicletas, que visitará escolas pelo país para apresentar à comunidade o que uma bike de carga é capaz de transportar - em termos de peso e volume -, com test ride para quem desejar experimentar uma.
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*Este conteúdo foi produzido a partir do boletim digital Bicicleta News, da Aliança Bike. Para assinar, acesse: bit.ly/Receba-Bicicleta-News
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