A cidade de Estocolmo, na Suécia, está implantando um novo sistema de bicicletas públicas, inteiramente com bikes elétricas. As novas estações do Stockholm eBikes começaram a ser instaladas em junho passado, depois de um longo período em que a cidade ficou sem nenhum sistema de compartilhamento de bicicletas.
O antigo Stockholm City Bikes, que havia sido criado em 2006, colapsou inteiramente em 2018 por uma série de falhas de funcionamento, desde a simples dificuldade de turistas entenderem as instruções em idioma sueco, até falhas de comunicação que impediam as pessoas de destravar as bicicletas nas estações.
A partir daí a cidade ficou somente com os patinetes dockless (sem estações) que, se de um lado, ajudavam na circulação das pessoas, por outro geraram conflitos com os pedestres, nas calçadas. Para solucionar a confusão, as autoridades decidiram instalar o novo sistema de bike share, inicialmente com apenas cem bicicletas, mas com planos para chegar a mais de 5 mil bikes elétricas já no próximo verão europeu.
Mas o Stockholm eBikes tem outra novidade muito importante: as assinaturas têm preços baixos, "ridiculamente baixos", escreveu Aaron Gordon no tech.slashdot.org.
Para confirmar a avaliação, visitamos o site do sistema e notamos que os valores são realmente baixos, mesmo para um turista brasileiro. Para o uso de 24 horas a tarifa de 11 coroas suecas corresponde a R$ 5,33. Uma assinatura mensal sai pelo equivalente a R$ 17,00 e um plano anual custa R$ 76,00, o que resulta em cerca de R$ 0,21 por dia.
Estação virtual do sistema Stockholm eBikes. Foto: Reprodução Google Streetview
Daniel Mohlin, gerente local da Inurba Mobility, empresa espanhola que venceu a licitação para operar o Stockholm eBikes, explicou que mesmo sem contar com nenhum subsídio do governo local, a operação será sustentável. E detalha: não haverá estações físicas, mas apenas áreas demarcadas para estacionamento das bikes, que são controladas pelo aplicativo Stockholm eBikes. Para recarregar as baterias a empresa organizou uma frota de bicicletas de carga dotadas de carregadores portáteis que fazem a alimentação das bikes por toda a cidade. Além disso, a empresa pretende explorar a publicidade nas bicicletas.
Embora pareça frágil, o sistema está atraindo muitos usuários e vem mostrando boa musculatura. Hoje, segundo Mohlin, são 55 mil usuários, uma média de seis viagens diárias por bicicleta, com 40 minutos por viagem. A Inurba já opera outros sistemas de bicicletas, nos moldes tradicionais, em cidades como Helsinque, na Finlândia, Clermond Ferrand, na França, e Lima, no Peru. Mas o primeiro sistema com as estações virtuais foi instalado na cidade de Vantaa, na Finlândia. Vamos esperar o próximo verão e checar a evolução das bikes de Estocolmo.
Para saber mais:
Stockholm eBikes
https://stockholmebikes.com
Inurba Mobility
https://www.inurbamobility.com/ciudades-inurba
Leia também:
Caminhos da mobilidade urbana: os 10 anos do Bike Itaú
Você quer saber como estão os sistemas de bikes compartilhadas no mundo?
Bicicleta é mais sustentável, melhor para o bolso e a saúde