Uma aliança de empresas que trabalham pela difusão de veículos elétricos no Brasil anunciou hoje (25) o início de circulação na cidade de São Paulo dos novos modelos de carros compactos (ICar) para os motoristas usuários do aplicativo da 99. Conforme a nota divulgada, os carros foram desenvolvidos pela Caoa Chery com materiais leves (alumínio de aviação e polímeros de alta resistência), são 100% elétricos e têm autonomia de 282 km a cada carga da bateria.
De acordo com informações da fabricante, a bateria do iCar pode ser carregada completamente em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos rápidos), ou em menos de cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos. O modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgf.m (150 Nm).
A iniciativa da 99 é assinada pela Aliança pela Mobilidade Sustentável, ação que reúne empresas como Enel X Way, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric, as montadoras Caoa Chery e BYD, as locadoras Movida e Unidas e o banco BV.
Em maio passado, a montadora BYD anunciou planos para a produção de um veículo especialmente desenhado para motoristas de aplicativo. A iniciativa também contava com a parceria da Didi, empresa chinesa que controla a 99.
Leia também:
Triciclos elétricos fazem a coleta de materiais recicláveis em Fortaleza
Correios adotam bikes elétricas cargueiras no litoral de SP
BYD vai lançar no Brasil carro elétrico para motoristas de aplicativo