No próximo dia 3 de novembro será realizado em Porto Alegre o seminário "Mobilidade + Ativa: Caminhos para bikes", uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. O evento é gratuito, e ocorrerá das 8h30 às 18h30, na Unisinos (avenida Nilo Peçanha, 1.300). Para participar, inscreva-se clicando neste link.
O encontro trará ao centro do debate experiências de outros municípios brasileiros, e também da cidade do México, no desenvolvimento da mobilidade ativa a partir da implantação de ciclovias e de sua relação com a vida urbana. Ainda na pauta, temas como o mercado de bicicletas compartilhadas, emprego e renda a partir do ecossistema ciclístico e os roteiros do cicloturismo.
Ao final, serão apresentadas as propostas para a expansão da malha em Porto Alegre, baseadas na análise dos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e das contribuições recebidas de pesquisa e reuniões realizadas com vereadores, conselhos municipais, cicloativistas, comércio, shoppings, instituições de ensino, hospitais e órgãos de saúde.
“Queremos promover uma grande troca de experiências sobre os desafios das cidades na implementação de políticas para uma mobilidade humana sustentável. Além disso, o seminário será o pontapé inicial para começarmos a debater a revisão do Plano Diretor Cicloviário”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Leia também:
Porto Alegre quer criar loteria para financiar transporte público
Sistema de bikes compartilhadas de Porto Alegre é ampliado
Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre é aprovado
Porto Alegre rediscute ciclovias
Melhorar o transporte público é prioridade em Porto Alegre