Nesta segunda-feira (10), a Bloomberg Philantropies lançou uma iniciativa mundial para apoiar 10 cidades no mundo todo que queiram investir em infraestrutura ciclável, segura e conectada, para estimular seus moradores a utilizarem a bicicleta como modo de transporte sustentável. Podem participar cidades com mais de 100 mil habitantes.
De acordo com Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg e ex-prefeito de Nova York, o objetivo é “tornar a utilização das bicicletas nas cidades mais fácil aos residentes”. Ele acrescentou, durante o lançamento do programa, que a ideia é “ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, reforçar a saúde pública e aumentar as oportunidades econômicas”.
O programa será coordenado pela Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici), em parceria com a Global Designing Cities Initiative (GDCI). Serão destinados até 1 milhão de dólares (sendo que esse valor pode variar de US$ 400 mil a US$ 1 milhão) para a implementação deste plano.
Segundo a GDCI, além do financiamento, as cidades receberão assistência técnica para realização do projeto e na concepção das ciclovias, coleta de dados, participação dos moradores, entre outros itens.
O prazo para as cidades se candidatarem se estende até 3 de fevereiro, e as cidades selecionadas serão anunciadas durante a “Primavera de 2023”, informa a Bloomberg.
No dia 1º de novembro o programa Bici vai realizar um webinar para esclarecer dúvidas aos interessados. Saiba mais aqui.
Leia também:
Zonas pobres de Lisboa têm menos acesso a ciclovias, aponta estudo
Breve, em Berlim, uma ciclovia com 38 km e 4 m de largura
Manifestação em defesa de ciclovia reúne mil pessoas em Lisboa
Na Holanda, uma "ciclovia arco-íris"