Oferta de ônibus continua insuficiente, mesmo nas capitais

Quociente entre população e frota de coletivos revela carências, especialmente na região Norte do país. Veja a tabela

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Fonte: Estudo Mobilize 2022  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de outubro de 2022

Ônibus em Porto Velho (RO)

Passageiras sobem em ônibus de Porto Velho (RO)

créditos: Pref. de Porto Velho


Os ônibus continuam sendo a forma mais presente no transporte público do Brasil. Eles estão em todas as 27 capitais brasileiras, mesmo em Macapá (AP), que é uma cidade inacessível por rodovias. 

 

Conforme dados recebidos no levantamento para o Estudo Mobilize 2022 as capitais contam com cerca de 39.500 ônibus, de várias capacidades e modelos. Há desde pequenos microônibus, para 36 a 40 passageiros, até ônibus biarticulados, capazes de transportar mais de 250 pessoas. 

 

Duas delas, Maceió e São Luiz, não enviaram suas informações. Mas em 2021, segundo dados da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) havia em Maceió um total de 470 coletivos para o transporte urbano. E em São Luís, em 2021, seriam 708 ônibus em circulação, conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

 

As duas cidades com menor oferta de transporte em relação às suas populações são Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). Em Boa Vista, há 5.245 pessoas para cada ônibus urbano. Mas, lá na capital roraimense, o transporte público também é apoiado por táxis-lotação oficiais, que fazem os mesmos itinerários dos ônibus. 

 

Em Porto Velho são 7816 habitantes para cada um dos 69 ônibus que fazem o transporte na cidade, um indicativo que explica porque as pessoas estão deixando os coletivos. A capital enfrentou, em 2021, uma grave crise nos transportes, o que obrigou a Prefeitura a adotar uma política de redução da tarifa, com gratuidade durante um mês e vários meses com tarifas mais baixas. Tudo para tentar recuperar os passageiros perdidos durante a pandemia.


Outra capital com graves problemas é Teresina (PI), onde o sistema oficial de transportes está operando parcialmente, sem continuidade, obrigando as pessoas a utilizarem vans sem nenhuma regulamentação.

 

 Frotas e vias exclusivas de ônibus nas capitais brasileiras

Cidade

Área urbana (km2)

População

Ônibus

Habitante por ônibus

Corredores
e faixas (km)

Aracaju

115,11

664.908

544

1222

17,8

Belém

199,48

1.499.641

1088

1378

24

Belo Horizonte

314,28

2.521.564

2398

1051

71

Boa Vista

132,98

419.652

80

5245

N.R

Brasília

888,82

3.055.149

2716

1124

133,5

Campo Grande

332,48

906.092

544

1665

60

Cuiabá

244,13

618.124

328

1884

12,4

Curitiba

412

1.948.626

1506

1293

166

Florianópolis

153,01

508.826

479

1062

N.R.

Fortaleza

285,06

2.686.612

2146

1251

123,5

Goiânia

421,52

1.536.097

1118

1373

13,6

João Pessoa

138,25

817.511

464

1761

22,1

Macapá

128,12

512.902

100

5129

0

Maceió

138,94

1.025.360

  470*

2181

30

Manaus

427,09

2.219.580

1230

1804

6,9

Natal

118,93

890.480

400

2226

49,1

Palmas

144,43

306.296

190

1612

0

Porto Alegre

306,36

1.488.252

1440

1033

96

Porto Velho

139,72

539.354

69

7816

1,2

Grande Recife**

2770,45

4.047.088

2252

1797

67,1

Rio Branco

116,81

413.418

87

4751

0,5

Rio de Janeiro

925,31

6.747.815

3036

2222

299

Salvador

259,56

2.886.698

1841

1568

5

São Luís

283,34

1.108.975

708*

1566

N.R.

São Paulo

949,61

12.325.232

13524

911

681,2

Teresina

219,89

868.075

200

4340

N.R.

Grande Vitória**

2331

2.033.067

1791

1135

N.R.

*As prefeituras de Maceió e São Luís não informaram os dados. Os números correspondem às últimas informações publicadas, em 2021.
** As cidades de Recife e Vitória têm seus sistemas de transportes coletivos operados em nível metropolitano, envolvendo vários municípios.



Para saber mais acesse o Estudo Mobilize 2022


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