A Tesla, fabricante de carros elétricos de Elon Musk removerá os sensores ultrassônicos de seus veículos e passará a usar apenas câmeras nos sistemas de segurança e assistência ao motorista. Segundo a Tesla, a medida valerá a partir deste mês, informa a agência de notícias Reuters.
Atualmente os carros da Tesla têm 12 sensores ultrassônicos nos parachoques dianteiro e traseiro. Os sensores são usados principalmente em tarefas de estacionamento e, o que pode ser mais preocupante, na detecção de objetos próximos.
"Vão economizar alguns dólares. Essas coisas são bem baratas", disse Sam Abuelsamid, analista da Guidehouse Insights, referindo-se aos sensores ultrasônicos.
A Tesla começou no ano passado a deixar de equipar seus carros com sensores de radar por causa da escassez de componentes eletrônicos (chips) na indústria.
Segundo Elon Musk, a Tesla tem como obter autonomia total dos veículos apenas com câmeras, mas no entanto a empresa tem perdido prazos de lançamento de carros totalmente autônomos.
Paralelamente, a montadora vem enfrentando crescente fiscalização de autoridades sobre o sistema "Autopilot" após acidentes envolvendo carros da marca.
Desde 2016, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA abriu 38 investigações especiais de acidentes que envolvem automóveis da Tesla. Em setembro deste ano a montadora foi processada por, supostamente, enganar o público ao anunciar os recursos de piloto automático e full self-driving, e registrar acidentes de consumidores que compraram ou alugaram os veículos da marca. As acusações incluem a disseminação de falsas informações quanto a funcionalidade da tecnologia e sua segurança.
Transição
A Tesla afirmou que quer retirar os sensores ultrassônicos do Model 3 e do Model Y nos próximos meses, incluindo o Model S e o Model X na medida em 2023.
A transição vai limitar temporariamente os recursos de estacionamento automatizado, mas não afetará a segurança contra colisões, afirma a Tesla.
Enquanto empresas de tecnologia de direção autônoma e montadoras usam múltiplos sensores, como os lidars, a Tesla depende apenas de câmeras e inteligência artificial para fazer seus veículos reconhecerem o ambiente ao redor.
"A questão é o quão bem câmeras podem ver um carro próximo, algo que as vezes é limitado em algumas ocasiões", disse Philip Koopman, professor da Universidade Carnegie Mellon.
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