Projetado por um engenheiro e um arquiteto urbanista, o Anel do Pinhão é um novo circuito de cicloturismo de 230 km, compreendendo dez municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
O trajeto, que tem início e fim na cidade de Colombo (PR), passa predominantemente por vias rurais e de terra que interligam as colônias de imigrantes constituídas na região há mais de um século.
Desde agosto o circuito vem sendo sinalizado com a identidade padronizada da Rede Brasileira de Trilhas e a expectativa é finalizar a instalação das placas ainda neste mês de outubro. O percurso pode ser feito em cinco dias, dependendo do preparo e disponibilidade de quem estiver pedalando, e vem sendo desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão (Adetur).
A proposta da trilha é acompanhar caminhos que já eram utilizados anteriormente por ciclistas, cavaleiros e caminhantes. E a expectativa é que, conforme aumente a demanda de ciclistas, haja também uma expansão da rede local de hospedagem e de alimentação na região.
O primeiro mapa físico do circuito no momento está em preparação, para ser distribuído gratuitamente. Além disso, a rota também estará disponível brevemente no aplicativo Strava.
Percurso todo pode ser feito em cinco dias. Sinalização deve ser implantada até fim do mês. Foto: Divulgação
Para conhecer melhor o novo circuito Anel do Pinhão, clique aqui
*Este conteúdo foi produzido pelo boletim digital Bicicleta News, da Aliança Bike. Para assinar, acesse: bit.ly/Receba-Bicicleta-News
Leia também:
Se todos pedalassem como os holandeses...
Criar espaços para a bicicleta traz benefícios às economias locais
Rota de cicloturismo de 300 km no RS ganha apoio de nove prefeituras
Governo paulista volta a anunciar ciclovia na Imigrantes
Bogotá quer mais mulheres pedalando