O transporte sobre trilhos no mundo pode alcançar grandes velocidades, como em alguns casos na China onde os trens chegam 350 km/h. O que determina a rapidez são basicamente três fatores: o modelo do trem, da via férrea, e o tipo de atendimento.
Não é viável, por exemplo, uma ferrovia de alta velocidade em um trecho curto, que compreenda uma região metropolitana apenas. Uma tentativa de revitalizar o transporte de passageiros sobre trilhos em longa distância chegou a ser feito, em São Paulo, durante o governo Quércia (1987-1991). O trem chegou a 164 km/h, mas os trabalhos acabaram resultando no rompimento dos pantógrafos da locomotiva e queda da tensão elétrica do sistema devido à sobrecarga de energia.
Reportagem sobre o teste de velocidade de trem em SP. Foto: O Estado de São Paulo/Arquivo
Na atualidade, vale destacar, os sistemas ferroviários de passageiros no Brasil não passam dos 100 km/h. Confira a seguir a velocidade dos vários transportes, de norte a sul:
Trem de turismo entre Curitiba e Morretes, no Paraná. Foto: Divulgação
8º lugar: Trem Curitiba-Morretes - 25 km/h
Trem que opera no Paraná, destinado ao serviço turístico e operado pela Serra Verde Express.
Veículo Leve sobre Trilhos, inaugurado em 2016. Foto: Divulgação
7º lugar: Metrô Recife e VLT Rio - 50 km/h
A sétima posição é dividida entre um sistema metroviário, no Recife, e o Veículo Leve sobre Trilhos, no centro do Rio
Em Natal, o VLT é um transporte com motorização diesel. Foto: Divulgação
6º lugar: VLT de Natal - 60 km/h
Veículo leve operado pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), o VLT integra o sistema ferroviário da região metropolitana de Natal
Um trem de longo percurso liga Cariacica (Grande Vitória) a Belo Horizonte. Foto: Divulgação/Embratur
5º lugar: Trem Vitória-Minas e Estrada de Ferro dos Carajás - 65 km/h
Em quinto lugar, empatam em velocidade os dois trens de longa distância do Brasil: o primeiro com 905 km de extensão e o segundo com 892 km de extensão
Linha 5-Lilás opera desde 2002 e percorre 20 km na zona sul da capital paulista. Foto: Via Mobilidade
4º lugar: Linha 5-Lilás do Metrô SP - 75 km/h
Esta linha do Metrô de São Paulo, entre os bairros Capão Redondo e Chácara Klabin, na zona sul, tem velocidade estabelecida a 75 km/h por questões de segurança, segundo fontes ouvidas pelo site Via Trolebus
Linha Amarela (SP), de sul a sudoeste, entre Luz e Vila Sônia, operada pela ViaQuatro. Foto: Digna Imagem/Clóvis Ferreira
3º lugar: Linha 4-Amarela (Metrô SP); trens metropolitanos da SuperVia (RJ); monotrilho da Linha 15-Prata (SP); MetrôRio; Metrô do DF; Metrô do Recife; Metrô de BH; VLT de Santos (SP); VLT de Maceió; VLT de João Pessoa - 80 km/h
O maior grupo de sistemas sobre trilhos, que engloba trens urbanos, metrô e veículos leves sobre trilhos, aparece na terceira posição no quesito velocidade
Primeira linha de metrô de SP, inaugurada em 1974. São 20,2 km de trilhos e 23 estações. Foto: Rovena Rosa/EBC
2º lugar: Metrô de São Paulo - 87 km/h
O maior e mais antigo metrô do Brasil, operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, aparece na segunda posição em velocidade
CPTM opera 7 linhas e transporta em média 1,9 milhões de passageiros/dia, segundo a companhia. Foto: Divulgação/CPTM
1º lugar: CPTM e Trensurb - 90 km/h;
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Trensurb de Porto Alegre estão na primeira posição com os trens mais velozes. No caso da CPTM, vale para todas as linhas administradas pela estatal
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Por que o monotrilho da Linha 15-Prata balança tanto?