Um carro a gasolina emite entre 10 kg a 25 kg de carbono a cada 100 km rodados.
Claro que as emissões dependem da potência do motor, da forma de dirigir, das condições da pista e também da regulagem do veículo. Mas, considerando uma pessoa que circule com seu carro todos os dias do ano e que percorra 20 km por dia,...
... ao final de um ano ela terá emitido cerca de 1.260 kg de carbono na atmosfera. Mais ou menos, o peso de um carro médio. E se o motor for díesel, o total de emissões poderá passar de três toneladas por ano.
As emissões não são exatamente de carbono, mas de gases de efeito estufa (GEE), medidas em cabono equivalente. Na verdade, é um coquetel de substâncias, incluindo metano, óxidos nitrosos e dióxido de carbono.
Além desses gases que afetam o clima global, os veículos, especialmente aqueles movidos a diesel, emitem também o material particulado, um pó muito fino, que passa pelos filtros de nosso organismo e provoca uma série de doenças respiratórias, além de tumores.
Então, evite o carro, pise leve e procure usar combustíveis menos poluentes, como o etanol. E sempre que possível, caminhe, pedale, prestigie o transporte público...
Comparação entre as emissões tomando como base o transporte de um passageiro em metrô elétrico Fonte: Ipea
Saiba mais em
Ranking de Veículos em Emissões de CO2 por km rodado
Leia também:
Poluição do ar em SP: há duas décadas acima do recomendado
MDR lança Caderno sobre Mobilidade Zero Emissões
Transporte responde por 14% das emissões globais
Sua cidade pode reduzir as emissões de poluentes. Veja como