Em sua coluna no JC de Recife, a jornalista Roberta Soares anunciou hoje que o grupo Kallas venceu a licitação pública do governo de Pernambuco para a gestão e manutenção dos abrigos e pontos de ônibus da Região Metropolitana do Recife por 20 anos. A proposta foi a única apresentada na licitação, com o valor de R$ 200.359,54, apenas um pouco acima da outorga determinada, que era de R$ 199.747,22.
Assim, caso o contrato seja assinado, o grupo empresarial paulista passará a cuidar dos 3650 abrigos e tótens de embarque e desembarque, em um modelo de concessão simples, sem contrapartida do governo do Estado. O retorno financeiro da futura concessionária será realizado com a exploração dos espaços para publicidade previstos na readequação dos abrigos.
As paradas de ônibus que passarão para a gestão privada, no entanto, representam um pouco mais da metade dos equipamentos existentes - são mais de 7 mil em todo o Grande Recife. Segundo a Seplag, o restante dos equipamentos tem outro contrato, que é gerido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
Segundo informações da Secretaria de Planejamento de Pernambuco, o grupo atua no setor de publicidade há 45 anos e possui mais de 75 mil pontos de mídia em todo país presentes em aeroportos, mobiliário urbano e transporte sobre trilhos.
Leia também:
Recife reforça segurança viária no entorno de escolas
Mobilidade urbana melhora no Recife... mas ainda falta muito
Escolas ganham nova rua de trânsito calmo no Recife
Intervenção urbana no Recife: Estudo Mobilize 2022