Iniciativa global criada em 2005, e que no Brasil ocorre há mais de uma década, o Park(ing) Day em geral é realizado durante a Semana da Mobilidade, em setembro. Desta vez, os alunos do Insper e a equipe do Laboratório Arq. Futuro de Cidades prepararam para esta segunda-feira (19), das 9h às 20h, uma ocupação em trecho da rua Uberabinha, na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo.
A rua Uberabinha foi escolhida devido à presença constante de pedestres, especialmente estudantes, mas também por servir de espaço de estacionamento em via pública sem pagamento de ocupação flutuante de carros, como explica a professora Paulina Achurra, coordenadora de projetos do Laboratório Arq.Futuro de Cidades. Ou seja, de grande impacto no uso do espaço urbano.
Ocupação
A rua Uberabinha, onde acontecerá a ação, fica ao lado da sede da instituição de ensino Insper. Durante todo o dia, o local será tomado por várias atividades culturais e de lazer, todas gratuitas, e espera-se a participação dos estudantes, também dos moradores do bairro e de quem por lá passar.
O objetivo, explicam os organizadores, é conscientizar estudantes, professores, colaboradores e a população em geral sobre a importância de uma mobilidade urbana sustentável, além de ampliar os espaços públicos de encontro e interação entre a comunidade da escola e a vizinhança.
Park(ing) Day 2020 em Zurique: reunião de amigos X estacionamento de carros. Foto: Reprodução
Park(ing) day
O Park(ing) day é um projeto cultural global, público e participativo iniciado em 2005 na Califórnia (EUA) e com abrangência em muitas cidades do mundo. Nesse dia, as pessoas aproveitam temporariamente as vagas de estacionamento nas ruas e as convertem em pequenos parques e lugares para arte, diversão e ensino.
São Paulo é uma das cidades que há dez anos vem se somando a esta iniciativa de criar cidades mais inclusivas e sustentáveis, com eventos de Parking Day e com o programa de Parklets.
Serviço
Park(ing) Day em São Paulo
Data: 19 de setembro, das 9h às 20h
Local: Rua Uberabinha, s/ nº (ao lado do Insper, que fica na Rua Quatá, 300)
Evento gratuito
Leia também:
Buenos Aires, cidade que convida a caminhar... mas tome cuidado!
Tecnologia permite projetar ruas e calçadas melhores
Em Natal, carro ainda é o protagonista
Prefeitura de SP: cidade terá 1.000 km de ciclovias em 2024
Acupuntura urbana: intervenções que requalificam espaços públicos