Israel inaugura seu primeiro túnel para bicicletas

Túnel Kerem, aberto na sexta-feira (10) em Jerusalém e que será utilizado também para caminhadas, conduz o visitante a locais turísticos e históricos da cidade

Notícias
 

Fonte: Revista Bras.il/ The Jerusalem Post  |  Autor: Revista Bras.il/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 12 de setembro de 2022

Ciclistas participam da inauguração do Túnel Kerem

Ciclistas participam da inauguração do Túnel Kerem

créditos: Arnon Bossani/ Jerusalem Post

O primeiro túnel para bicicletas de Israel foi inaugurado na última sexta-feira (10) em Jerusalém. O Túnel Kerem, localizado em área da companhia de águas municipal Hagihon, levou cerca de dois anos para ser construído e é um projeto conjunto da Autoridade para o Desenvolvimento de Jerusalém e do Ministério do Patrimônio de Jerusalém.

 

Com 2,1 km de extensão, é o quinto maior túnel para bicicletas do mundo, afirma a Prefeitura de Jerusalém. Nos últimos anos, as competições de ciclismo em torno da cidade já eram realizadas passando pelo túnel de Kerem, que no entanto foi fechado durante o período até a conclusão das obras, e agora permanecerá aberto todo o tempo a quem quiser pedalar ou caminhar.

 

Como dito, o túnel também permite que os moradores e turistas façam caminhadas pelo seu interior, sendo que para tanto foi equipado com medidas de controle e segurança que permitem realizar as duas atividades. 

 

O túnel faz parte da Jerusalem Ring Path, um anel cicloviário de 42 km de extensão que circunda a cidade. O túnel Kerem conecta o caminho entre Nahal Refaim e Emek Motza. A entrada sul do túnel fica no Parque Refaim, abaixo de Ein Laban, e a entrada norte está localizada em Nahal Ein Kerem, a cerca de meio quilômetro de Kerem Junction.

 

Túnel de águas da cidade

O túnel começou a ser escavado na década de 1990, quando o objetivo, segundo a prefeitura, “era mover a principal linha de esgoto da Gihon Corporation para a usina de purificação em Shork, localizada a oeste da cidade e atualmente utilizada como um túnel de infraestrutura que também inclui a quinta linha de água para Jerusalém da empresa Mekorot”.

 

Há alguns anos, porém, quando o então prefeito Nir Barkat conheceu o projeto do túnel, determinou que ele deveria ser usado em benefício dos moradores da cidade; e assim começou o planejamento e as obras voltadas aos ciclistas foram iniciadas.

 

Para essa nova finalidade, as obras incluíram a construção da pista e instalação de sistemas elétricos e de segurança avançados, para tornar o túnel seguro à passagem do público.

 

O túnel de Kerem também permite o acesso a locais de lazer da cidade, como o bairro de Ein Kerem, o zoológico e aquário bíblicos, bem como às nascentes naturais históricas de Ein Laban e Ein Haniyeh.

 

Leia também:
Ele vai marcar um "gol de bicicleta" na final da Libertadores
A fabulosa "superciclovia" dos Bandeirantes
Paris anuncia investimento bilionário por uma cidade 100% ciclável
Cientistas pedalam 400 km pela conservação do Cerrado
Brasília e a aposta no rodoviarismo: o caso da Estrada Parque e o aeroporto

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário