Projetos de mobilidade para a Copa continuam parados em Manaus

Obras deveriam ter começado em dezembro passado, mas enfrentam problemas burocráticos e de projeto

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Fonte: Portal 2014  |  Autor: Jackeline Farah  |  Postado em: 17 de janeiro de 2012

Projetos de mobilidade para a Copa continuam parad

Projetos para a Copa continuam parados

créditos: Divulgação

O governo do Amazonas aguarda a avaliação das respostas enviadas ao Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM para saber se pode dar continuidade ao Monotrilho Norte/Centro, principal projeto de mobilidade urbana de Manaus para a Copa de 2014.

 

A licitação do monotrilho terminou em maio de 2011. Mas uma análise do MPF e da Controladoria Geral da União (CGU) encontrou uma série de irregularidades no projeto básico. O trajeto, por exemplo, passa por edifícios do centro histórico tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

 

Uma nota técnica emitida pelos dois órgãos solicitou à Caixa Econômica Federal (CEF) que retenha o empréstimo de R$ 600 milhões para a obra (saiba mais). No total, o monotrilho de Manaus está orçado em R$ 1,55 bilhão.

 

Segundo a matriz de responsabilidades da Copa, as obras deveriam ter começado em dezembro passado. Mesmo com o atraso, o governo não trabalha com a possibilidade de um plano B para resolver o problema do trânsito em Manaus. 

 

Mesmo não sendo item obrigatório para realização da Copa na cidade, as obras de mobilidade urbana seriam um dos principais legados. “Entendemos que a realização da Copa de 2014 em Manaus é uma oportunidade para que o poder público invista na solução de problemas na cidade, como o transporte coletivo”, explica o coordenador da UGP Copa Miguel Capobiango.

 

Ônibus


O projeto sob a responsabilidade da prefeitura, o BRT Eixo Leste/Centro também caminha a passos lentos. O projeto teve a licitação lançada em novembro passado. Sete empresas entraram na concorrência, mas três foram reprovadas e têm até esta terça-feira (17) para apresentar recursos.

 

O BRT vai ligar as zonas leste e norte ao centro de Manaus, em sentido oposto ao do monotrilho, formando assim o anel viário da cidade.

 

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