O governo de São Paulo confirmou a realização de estudos para levar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Santos até o bairro Samaritá, em São Vicente. Ontem (31), o governador (e candidato à reeleição) Rodrigo Garcia disse que já determinou que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) evolua nos para a futura contratação do projeto.
Hoje o VLT percorre a cidade de Santos na faixa da antiga Estrada de Ferro Sorocabana até o município de São Vicente, com trajeto de 11,5 km entre os terminais Porto e Barreiros. A extensão do sistema de transportes tem sido reivindicada por prefeitos das cidades de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaem, que antes eram servidas pelos trens da Sorocabana.
O segundo trecho, com custo de R$ 218 milhões, está em obras com previsão de operação total já no primeiro semestre de 2023. Serão mais 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia. Segundo o governador, as obras do terceiro trecho deverão ser iniciadas no primeiro trimestre de 2023, entre os bairros Barreiros e Samaritá, com investimento de R$ 505 milhões e prazo de execução de dois anos.
Nota da Redação: por erro de edição, Samaritá estava erroneamente identificado como um bairro de Praia Grande. Na verdade, Samaritá integra o município de São Vicente. Agradecemos o leitor Wagner, que nos alertou para o erro.
Ficha técnica do VLT
VLT da Baixada Santista (Trecho Barreiros-Porto)
Coordenação geral: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
Extensão: 11,5 km e 15 estações
Composições: 22, três fabricadas na Espanha e as restantes na T'Trans, em Três Rios (RJ)
Características dos veículos: 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a acessibilidade.
Veja mais fotos do VLT de Santos:
Leia também:
VLT do Rio tem a aprovação de 88% dos passageiros
Equador começa a operar seu primeiro VLT
Entre BRT e VLT, Cuiabá ficou refém do carro e da moto