As cidades servidas pelos cinco trens de hidrogênio - Cuxhaven, Bremerhaven e Buxtehude - são pouco conhecidas, e por um bom motivo: trata-se de uma linha regional de 126 km, no norte da Alemanha, perto de Hamburgo, onde esta operação inédita teve lançamento mundial nesta quarta-feira (24). O modelo dos trens de hidrogênio da Alstom leva o nome de Coradia iLint.
Ao todo, a frota deverá ter 14 trens e substituir 15 locomotivas a diesel que produziam 4.400 toneladas de CO2 por ano, segundo a operadora.
Descarbonização
Os trens de hidrogênio devem contribuir para a descarbonização das ferrovias e ser utilizados sobretudo em pequenas linhas regionais que não foram eletrificadas devido ao custo excessivo das obras.
Na Alemanha, 20% da rede ferroviária é operada com locomotivas a diesel. Na Europa, um em cada dois trens usa o diesel como combustível.
Novos trens da fabricante Alstom já foram encomendados. Outros contratos já foram assinados na Alemanha, França e Itália. A alemã Siemens apresentou um protótipo na primavera (do Hemisfério Norte) e quer colocá-lo em operação em dois anos.
Mas esta tecnologia inovadora - e limpa - não deve ser capaz de se impor rapidamente em todos os lugares, ainda que outros setores, principalmente a indústria pesada, manifestem o desejo de, no futuro, usar o hidrogênio para reduzir suas emissões de CO2.
O Coradia iLint é o primeiro trem de passageiros do mundo a funcionar com uma célula de combustível de hidrogênio que gera energia elétrica para propulsão. Além de ser 100% livre de emissões, é silencioso e emite apenas vapor de água e condensação.
Veja um vídeo da Alstom:
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