No final de julho, o leitor Milton Kochen escreveu ao Mobilize relatando um problema relativamente comum em vários trechos cicloviários de São Paulo e de outras cidades do país. Trata-se da interferência dos galhos de árvores, arbustos e outros vegetais na faixa dedicada à circulação das bicicletas:
"No trecho entre o Largo da Batata e a Rua do Sumidouro, foram plantadas "Primaveras" [Bougainvilleas], que são arbustos com espinhos e crescimento desordenado. Ocorre que essas plantas estão crescendo e seus galhos tombam sobre a ciclovia ficando, muitas vezes, na altura dos olhos do ciclista. Já fui atingido por essas plantas, felizmente não nos olhos, mas tive um corte feio no braço. O que pode ser feito para resolver esse perigo?"
As plantas, obviamente, não têm culpa. Muito pelo contrário, é muito mais agradável pedalar nas áreas que contam com alguma vegetação, especialmente as grandes árvores que oferecem sombra. Melhor ainda é pedalar nas proximidades de praças ou pequenos bosques, que funcionam como "máquinas naturais de ar condicionado". Mas, espinhos, galhos com pontas, cactos e coisas do tipo são mesmo perigosas para quem tem que estar atento ao trânsito.
Fizemos contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que não conseguiu responder satisfatoriamente às questões. Recorremos, então, à Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Pinheiros, bairro onde está situada a ciclovia, com as seguintes questões:
1. Como resolver a questão levantada pelo leitor?
2. Que órgão deve fazer a manutenção dessas ciclovias?
3. Há algum manual da prefeitura para orientar o paisagismo ao longo das ciclovias?
4. Que orgão define o paisagismo ao longo das ciclovias da cidade?
Passadas quatro semanas, as perguntas ainda não foram respondidas, mas a "Primavera" já foi sim podada, conforme nos relatou o leitor. Agradecemos à Subprefeitura de Pinheiros pelas providências, mas seguimos aguardando as respostas da Prefeitura de São Paulo.
Problemas na ciclovia?
Acesse o serviço SP 156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos) e registre sua reclamação. Se não funcionar, mande a bronca para o Fale Conosco do Mobilize Brasil
Leia também:
Rio Branco (AC): crise nos ônibus e abandono das ciclovias
GDF terá que indenizar pessoa que caiu em tampa de bueiro
Em Brasília, mais pistas e menos arborização
Reforma da ciclovia da Orla da Pampulha, em BH, é concluída