Câmara analisa proposta de Bilhete Único Nacional

Conforme o projeto, caberia ao Governo Federal a criação de um bilhete eletrônico pré-pago que possa ser usado em todos os modos de transporte do país

Notícias
 

Fonte: Agência Câmara de Notícias  |  Autor: Ralph Machado / Agência Câmara de Notícias  |  Postado em: 12 de agosto de 2022

Proposta: um único bilhete, valido em todo o Brasi

Proposta: um único bilhete, valido em todo o Brasil

créditos: SPTrans


Um projeto de lei em tramitação na Câmara Federal prevê a instituição de um bilhete único para o transporte público que poderia ser usado em todas as cidades do país.


O PL 1830/22 prevê que a União coordenará a implementação de um sistema nacional de bilhete único a ser usado por todos os entes federativos em todos os modais de transporte público. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012).


Conforme a proposta, o sistema deverá ser eletrônico, permitindo o pagamento antecipado (pré-pago) por meio de cartão, aplicativo para celular e similares. O texto não trata do valor das tarifas, que continuará a ser definido por quem controla o serviço público nos estados, no Distrito Federal ou nos municípios.


Atualmente, cada localidade tem o seu próprio sistema de pagamento. A pessoa que mora em um município e trabalha em outro é forçada, muitas vezes, a usar dois sistemas”, disse o autor da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP). “A mudança aumentará a eficiência dos sistemas e reduzirá a burocracia”, defendeu o parlamentar.

 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para análise pelo Senado Federal.


Leia também:
Frota de ônibus no Brasil é a mais velha em 27 anos
Mobilidade como Serviço tem chances no Brasil?
Prefeitura de SP pode ter que bancar ciclofaixas de lazer
Rio deve iniciar bilhetagem digital até janeiro

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário