Veículos elétricos, mais conhecidos como “carrinhos gabarito”, foram construídos especialmente para a Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo em uma fábrica no interior do estado, e já estão em uso desde julho nos trabalhos de medições feitos em toda a via do monotrilho. Essa linha de transporte, como se sabe, fará a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a estação de trem Morumbi da CPTM.
Nesta etapa do projeto, realizada com veículos operados pela BYD Skyrail SP, o objetivo é garantir segurança na operação futura do monotrilho. “O carrinho gabarito identifica possíveis divergências na via; a equipe de engenharia da Skyrail faz todo o acompanhamento e envia as informações ao Metrô de São Paulo”, afirma Alexandre Barbosa, diretor de Projetos da BYD Brasil. As dimensões principais que serão mensuradas nesse procedimento são a distância do perfil do gabarito para a passarela de emergência, e a distância do perfil do gabarito e as plataformas das estações.
"Carrinhos gabarito" instalados nas vigas do monotrilho correm por toda a via fazendo medições. Foto: Divulgação
O carrinho está na via desde o dia 14 de julho e deve operar até o fim de agosto, se as condições climáticas continuarem favoráveis. “Toda obra de mobilidade bem estruturada utiliza essa tecnologia do carrinho gabarito. O carrinho serve para identificar e mitigar as atividades de adequações exatas antes da chegada do modal. O nosso diferencial é que o carrinho é elétrico, enquanto que a maioria é movida à combustão", acrescentou o diretor da BYD.
Leia também:
Governo de SP anuncia estudo para levar o metrô até Taboão da Serra
TCU dá sinal verde para Aeromóvel no aeroporto de Guarulhos (SP)
Justiça suspende sistema de reconhecimento facial no Metrô de SP
Mumbai, na Índia, avança a construção de seu metrô
Por que o monotrilho da Linha 15-Prata balança tanto?