“O Retorno (às ruas)” é o tema da sexta edição da Semana do Caminhar, evento nacional realizado desde 2017, sob a articulação da organização SampaPé! O objetivo da semana, que reúne diversas organizações*, é celebrar o caminhar, o modo de mobilidade mais praticado nas cidades brasileiras, e também o jeito mais sustentável, saudável e social de se deslocar.
O evento ocorre nesta semana inteira, entre os dias 7 e 13 de agosto (domingo a sábado). Todas as pessoas estão convidadas a celebrar e impulsionar cidades mais caminháveis em cortejos, rodas de conversa, passeios, oficinas e outras atividades presenciais e on-line.
Esta edição, em especial, celebra a retomada das ruas como espaço público, após dois anos de pandemia. E destaca a importância do simples ato de pôr o corpo em movimento para a saúde física e emocional da população. Também é um momento para reivindicar políticas públicas que façam as cidades mais agradáveis e com mais oportunidades de encontros seguros e ao ar livre.
Para conferir a programação, clique aqui
*Organizadores: SampaPé!; Andar a Pé – o movimento da gente; Associação Moradores da 700Sul; A Cidade Precisa de Você; Associação Coletivo ParáCiclo; A Pezito; Aromeiazero; Biomob; Brasília Para Pessoas; Caos Planejado; Caraminhola (re)projeto de escola; CalçadaSP; Caminha Rio; Cidadeapé; Cicloiguaçu; Coletivo MOB; Coletivo Trilhares; Coletivo Pluri.urb; EcoMilhas; Engajamundo; Fervura No Clima; Formiga-me / Guia Mulheres na Cidade; Grupo Amora; Instituto Cidades Sustentáveis; Instituto Corrida Amiga; Instituto Cordial; Instituto Ecobairro; Instituto Trilhas; Instituto TodaVida; ITDP Brasil; Jane’s Walk; Lab da Cidade; Passarinho – Vivências Urbanas; Polo Planejamento; Página da Rachel – Rachel Schein; Rodas da Paz; Silvia e Nina; SOnhANDO A PÉ; Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob; TransLab.URB
Leia também:
Quer ser parceiro da Semana do Caminhar 2022?
O lado bom de andar a pé
Um prêmio para as cidades mais caminháveis
Campanha pede a candidatos compromisso com a mobilidade
Mobilidade ativa poderá ser obrigatória nas campanhas de trânsito