Em fase experimental, os novos ônibus articulados elétricos (VLPs) de São José dos Campos passaram a operar oficialmente no domingo (31) e já integram o sistema de transporte público da cidade, localizada no Vale do Paraíba, Estado de Sâo Paulo. Os VLPs estão circulando no corredor da Linha Verde, faixa obtida pela Prefeitura após o enterramento de uma linha de transmissão de energia.
Conforme a nota divulgada pela gestão municipal, nesta primeira etapa de operação, as viagens estão restritas ao trecho Campo dos Alemães - Jardim Satélite, na região sul, em oito estações. Os VLPs irão circular diariamente das 6h30 às 17h30, com saídas da Estação Sul a cada 15 minutos. Os veículos serão operados pelas empresas concessionárias do sistema de transporte público da cidade, integrados às demais linhas de ônibus que circulam no município.
Acesso com cartão
O pagamento das viagens será feito exclusivamente por meio do cartão eletrônico, o mesmo utilizado nos ônibus do transporte público do município,sem catracas ou cobradores..Os próprios passageiros devem validar seu cartão eletrônico nos equipamentos instalados nas portas de entrada do veículo.
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Interior dos novos veículos: menor ruído e ar-condicionado com esterilização UV Foto: Adenir Britto/PMSJC
Capacidade
Com 22 metros de comprimento, os VLPs têm capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes. Os veículos também contam com um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. Para a operação da Linha Verde, São José dos Campos adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, produzidos pela Marcopolo com chassis e motorização da BYD.
O modelo de veículo que está sendo adotado em São José é uma variação do VLP clássico, que funciona com um trilho-guia ou por meio de um sistema autônomo. A proposta segue o que se conhece na Europa por "tram-bus", que não usa o trilho-guia e é baseado em um chassi de ônibus elétrico articulado.
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