Em fase experimental, os novos ônibus articulados elétricos (VLPs) de São José dos Campos passaram a operar oficialmente no domingo (31) e já integram o sistema de transporte público da cidade, localizada no Vale do Paraíba, Estado de Sâo Paulo. Os VLPs estão circulando no corredor da Linha Verde, faixa obtida pela Prefeitura após o enterramento de uma linha de transmissão de energia.
Conforme a nota divulgada pela gestão municipal, nesta primeira etapa de operação, as viagens estão restritas ao trecho Campo dos Alemães - Jardim Satélite, na região sul, em oito estações. Os VLPs irão circular diariamente das 6h30 às 17h30, com saídas da Estação Sul a cada 15 minutos. Os veículos serão operados pelas empresas concessionárias do sistema de transporte público da cidade, integrados às demais linhas de ônibus que circulam no município.
Acesso com cartão
O pagamento das viagens será feito exclusivamente por meio do cartão eletrônico, o mesmo utilizado nos ônibus do transporte público do município,sem catracas ou cobradores..Os próprios passageiros devem validar seu cartão eletrônico nos equipamentos instalados nas portas de entrada do veículo.
Interior dos novos veículos: menor ruído e ar-condicionado com esterilização UV Foto: Adenir Britto/PMSJC
Capacidade
Com 22 metros de comprimento, os VLPs têm capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes. Os veículos também contam com um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. Para a operação da Linha Verde, São José dos Campos adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, produzidos pela Marcopolo com chassis e motorização da BYD.
O modelo de veículo que está sendo adotado em São José é uma variação do VLP clássico, que funciona com um trilho-guia ou por meio de um sistema autônomo. A proposta segue o que se conhece na Europa por "tram-bus", que não usa o trilho-guia e é baseado em um chassi de ônibus elétrico articulado.
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